Guia Para Mesas Redondas, Parte 1

528.03Objetivo das Mesas Redondas

Pergunta: Nos tempos antigos, nossos ancestrais se reuniam ao redor da fogueira para discutir conflitos, resolver questões sérias e simplesmente para fortalecer os laços sociais.

Mais de 2.000 anos atrás, durante o Sinédrio, os sábios continuaram a resolver questões de nível governamental em um círculo.

Segundo a lenda, entre os séculos V e VI, o líder dos bretões, o Rei Arthur, também usava uma mesa redonda para fazer os cavaleiros que ali se reuniam se sentirem iguais.

No sentido moderno, a “mesa redonda” tem sido usada desde o século XX como o nome de uma das formas de organizar a discussão de determinados assuntos.

Qual é o principal objetivo do uso de mesas redondas?

Resposta: O objetivo principal das mesas redondas é mostrar que todos os participantes são iguais; cada um deles tem sua própria opinião, que eles podem expressar livremente.

Pergunta: Em quais casos uma mesa redonda pode ser usada para resolver conflitos em nível governamental e em quais casos ela pode ser usada simplesmente para fortalecer laços?

Resposta: Se houver pré-requisitos sérios, é possível organizar mesas-redondas em nível governamental.

Porém, no meio político é muito raro reunir pessoas que se sintam iguais correspondendo ao conceito de mesa redonda. Isso geralmente é feito para mostrar que todos aparentemente buscam a mesma coisa, embora isso seja quase impossível entre os políticos.

Observação: Ao trabalhar em círculo, forma-se um efeito especial que nos permite dizer que o círculo é maior que a soma de seus participantes. Este efeito pode ser comparado com conceitos como “sabedoria da multidão” e “inteligência coletiva”.

Meu Comentário: O fato é que aqui a soma do esforço é mais do que apenas a soma dos componentes. Uma vez que os participantes que compõem a mesa redonda devem elevar-se acima de seu egoísmo, humilhar-se de alguma forma e concordar com as opiniões dos outros, seus esforços conjuntos somam-se e adicionam-se.

Acontece que o efeito da mesa redonda não é apenas uma adição aritmética, mas muito mais. Se as contradições dos participantes forem muito sérias, se eles quiserem se elevar acima delas e chegar ao estado de “mesa redonda”, eles alcançam um grande efeito de conexão, comunicação e integração.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 09/07/20