Gestão E Liderança

269Pergunta: A análise comparativa de um líder e um supervisor ou gerente permite entender melhor suas funções.

O gerente (supervisor) apoia, enquanto o líder se desenvolve. O gerente se concentra nos sistemas e na estrutura, o líder se concentra nas pessoas. O gerente depende do controle; o líder inspira confiança. O gerente pergunta como e quando, enquanto o líder pergunta o quê e por quê. O gerente analisa o lucro; o líder olha para o futuro. O gerente faz coisas certas; o líder faz as coisas certas.

Você concorda com essas afirmações?

Resposta: Em geral, isso é verdade. Pode-se acrescentar que o líder é um filósofo, aquele que abre caminho, enquanto o gerente executa, sabendo organizar no local a equipe necessária para realizar tarefas específicas. Pode até ser um Chefe de Estado.

Um gerente tem a capacidade de definir metas correta e especificamente. Essas metas devem ser mensuráveis ​​porque o que não pode ser medido não pode ser controlado.

Um líder tem a capacidade de ver o futuro e transmitir essa visão a seus subordinados, gerentes, que a transformam em planos, especificações e trabalhos de implementação concretos.

Pergunta: A visão do líder é uma habilidade natural ou pode ser adquirida?

Resposta: As pessoas nascem com ela. Elas nascem como líderes, ou como bons executivos ou gerentes. São mentalidades, psicologias e percepções de mundo completamente diferentes.

Um gerente está envolvido em atividades de planejamento, limitações de tempo, determinação de responsabilidades e prioridades. Um líder não é apenas responsável pelos resultados, mas também tem responsabilidade pessoal, ele inspira e motiva.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 11/06/20

Comente