É Possível Avançar Sem Sofrer?

562.02Pergunta: O que é o caminho do sofrimento?

Resposta: Não devemos avançar em direção à meta da criação pelo sofrimento, mas quando você se desvia do caminho espiritual, você afunda em sofrimentos. Eles colocam você de volta no caminho certo e você dá um passo à frente.

Então você vai mais fundo no seu egoísmo, se diverte, e mais uma vez sente sofrimentos, que o colocam de volta no caminho, e então você dá um passo certo para frente mais uma vez.

Pergunta: Então, é impossível avançar sem sofrer?

Resposta: A questão é que cometemos erros constantemente ao longo do caminho porque, sem cometer erros, não seremos capazes de entender como operar corretamente. Portanto, temos a oportunidade de caminhar em direção à meta para que não sejam os sofrimentos, mas a compreensão de nossos erros que nos ajudem a avançar. Isso significa que trabalhar em nossos erros e seguir em frente será o mesmo.

Neste caso, iremos sem cair e subir, dando um passo à frente, caindo novamente e subindo, dando um passo à frente, mas em duas linhas: esquerda e direita. Experimentando certos sofrimentos, problemas e erros na linha esquerda, trabalhamos simultaneamente com eles na linha direita. Assim não vamos alternadamente para a esquerda e para a direita, mas nos movemos com os dois pés em direção à mesma meta.

Basicamente, entendemos que não podemos avançar sem errar, porque é assim que somos construídos. Mas se avançarmos egoisticamente, já presumimos como descobriremos nossos erros, como revelaremos o mal, e pretendemos nos mover pela linha direita.

De KabtV, “Fundamentos de Cabalá”, 18/11/18

Comente