Desenvolvimento Do Hassidismo

427.01Pergunta: No início dos anos 30 do século XVIII, um novo movimento apareceu: o hassidismo. O que foi isso?

Resposta: No século XVI, desde o aparecimento em Safed da escola do grande Cabalista da Idade Média, o Ari, a ascensão espiritual dos judeus começou na Terra de Israel, bem como em todos os países da diáspora, visto que os laços entre os judeus eram bastante estreitos.

Ninguém duvidou que o Ari era uma pessoa especial. Ele chamou o povo para a unificação, ascensão espiritual, o desenvolvimento da Cabalá, a revelação do Criador e o cumprimento pelos judeus de seu destino espiritual. Como resultado, grupos de judeus surgiram em muitos países do mundo que seguiram sua ideia.

Isso é o que levou ao surgimento do hassidismo. O seguidor direto do Ari foi o Baal Shem Tov, que viveu na Europa Oriental no século XVIII. Ele pregou os ensinamentos do Ari de maneira prática: como os judeus em conexão uns com os outros podem revelar o Criador.

Essa ideia foi calorosamente recebida por judeus que viviam no sul da Europa Oriental em terras pertencentes à Lituânia, Polônia, Rússia e ao atual território da Bielo-Rússia. Os judeus que habitavam as terras do norte, incluindo a Alemanha e os países dos atuais Estados Bálticos, pertenciam aos oponentes do Baal Shem Tov. Eles não concordavam que era necessário elevar a parte espiritual das pessoas.

A oposição chegou a ponto de denunciarem uns aos outros às autoridades czaristas. Foi assim que surgiram grandes problemas que ainda existem entre as massas crentes.

Além disso, você precisa entender que o reassentamento de judeus na Europa, Ásia, Rússia e no mundo, em geral, ocorreu sob a influência de forças superiores, como todo o movimento do homem neste mundo. Portanto, aqueles cujas almas estavam mais predispostas ao desenvolvimento espiritual se estabeleceram na Polônia, sul da Bielo-Rússia, Ucrânia e sul da Rússia. Os oponentes do desenvolvimento espiritual, que estabeleceram como meta apenas o cumprimento árido das leis da Torá, estabeleceram-se nos Estados Bálticos e no norte da Rússia.

De KabTV, “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 09/12/19