“Com Os Dias Contados” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Com Os Dias Contados

Poucas horas após a divulgação dos resultados, o vencedor da eleição presidencial de 2020 subirá ao palco, agradecerá a seus apoiadores, agradecerá ao rival por uma disputa difícil e prometerá que será o presidente de todos, não apenas daqueles que o elegeram. Mas quando um país está tão profundamente dividido entre eles e nós, é duvidoso que qualquer presidente consiga consertar a América.

Eu sei que um ano eleitoral é sempre tenso, mas a convergência das eleições, a pandemia de Covid-19, os desastres naturais, a escalada das tensões raciais e a desconfiança entre as autoridades policiais e os cidadãos criaram uma tempestade perfeita que coloca os Estados Unidos em risco de colapso. Eu acredito que o país está com os dias contados e eles estão se esgotando rápido.

Para tornar a América uma novamente, você precisa de mais do que palavras, você precisa de um objetivo comum. Quando pessoas de visões diferentes compartilham um objetivo comum, seus diferentes pontos de vista contribuem para a realização do objetivo, uma vez que podem cobrir mais ângulos, olhar para as coisas de diferentes perspectivas e refletir problemas que a outra parte não pensou antes de se materializarem. Mas quando cada partido vê o país como seu próprio patrimônio e se preocupa em deixar seu próprio eleitorado feliz para ser reeleito, você deve aprofundar o abismo e exacerbar a raiva.

Atualmente, a América está a caminho do caos. Há total desconfiança entre democratas e republicanos, conservadores e progressistas. A confiança já foi quebrada há quatro anos, mas este ano tornou-se inimizade e ódio declarados. Sou totalmente a favor da franqueza, mas quando você se orgulha de zombar de outra pessoa e não tem a intenção de consertá-la, está semeando vento e ceifará tempestade.

Sei que um ano eleitoral é sempre tenso, mas a convergência das eleições, a pandemia de Covid-19, os desastres naturais, a escalada das tensões raciais e a desconfiança entre as autoridades policiais e os cidadãos criaram uma tempestade perfeita que coloca os Estados Unidos em risco de colapso. Eu acredito que o país está com os dias contados e eles estão se esgotando rápido.

A única maneira de sair dessa situação é colocar o benefício da sociedade americana como um todo em primeiro lugar e, com essa abordagem, ver como ajudar cada segmento do país. Nenhum segmento terá sucesso se nem todos eles prosperarem. Mas se o povo americano puder superar séculos de divisão e passar a se sentir como uma nação, ele se tornará um farol de esperança para a humanidade. Do contrário, o mundo vai assistir à queda da América.