Uma Pessoa Pode Escolher Algo Livremente?

laitman_546.03Pergunta: Nossa natureza é o egoísmo, que funciona de acordo com o programa “máximo prazer pelo mínimo consumo de energia”. Provavelmente temos alguma escolha dentro desta estrutura. No entanto, essa escolha não é gratuita porque ainda existe uma estrutura.

Por exemplo, posso dizer que agora escolho tomar chá ou café. Mas, na verdade, essa decisão já foi tomada por algumas condições predeterminadas. Uma pessoa pode escolher algo livremente?

Resposta: Não. Absolutamente nada.

De acordo com a Cabalá, a única coisa que podemos fazer é influenciar o ambiente que nos molda. Não podemos nos influenciar diretamente, mas podemos escolher o ambiente e influenciá-lo para que ele seja assim e não diferente. Por ambiente, queremos dizer uma série de fatores que nos afetam, moldando quem seremos.

Pergunta: Digamos que haja pessoas ricas que enviam seus filhos para estudar em Oxford. Elas meio que escolhem esse ambiente. Mas isso é realmente uma escolha?

Resposta: Sim, é algum tipo de escolha.

Pergunta: Novamente, dentro de uma determinada estrutura. Estou interessado em saber se é mesmo possível para uma pessoa escolher de forma neutra.

Resposta: Não. Com base em quais dados ela escolherá de forma neutra? Deve haver parâmetros primários.

Pergunta: Então o que significa que ela escolhe o ambiente? Esta também não é uma escolha.

Resposta: Não, ainda é uma escolha entre várias opções possíveis. Talvez não saibamos por que ela escolheu este. Algumas circunstâncias, hormônios, genes e assim por diante a incitaram desde dentro.

No entanto, ainda não somos livres para fazer nada. Somos livres apenas para nos direcionarmos ao objetivo mais correto possível com a ajuda de um ambiente apropriado.

Caso contrário, eu posso escolher um ambiente diferente, por exemplo, alguns criminosos, ladrões, e assim garantir um futuro completamente diferente para mim.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 05/07/20

Comente