Tempo Para Correção Espiritual

937Pergunta: Ao longo de quatro mil anos de história do desenvolvimento do povo de Israel, foi notado em várias fontes que a raiz desta nação é sua unidade. E se não houver unidade, outra lei é posta em ação, o antissemitismo.

Por exemplo, no livro “A Luz e o Sol” está escrito: “Quando há amor, amizade e unidade em Israel, nenhuma calamidade pode acontecer a eles, e todas as maldições e tormentos são afastados”.

Por que os sábios escreveram sobre isso por milhares de anos, mas nunca conseguiram unir o povo?

Resposta: Os sábios estavam tentando fazer isso o tempo todo. De geração em geração, eles não apenas tentaram aproximar as pessoas, mas até conseguiram isso, ensinando as pessoas a estarem mais próximas umas das outras.

Mas, paralelamente a isso, o egoísmo estava constantemente se desenvolvendo em nós. Essa é a história da humanidade, quando o egoísmo está crescendo o tempo todo, dividindo as pessoas. Portanto, recebemos uma instrução, que se chama “Mitzvah” (da palavra “Tsivui” – “instrução”) para realizarmos a reaproximação uns com os outros, até a conquista do amor absoluto, completa unidade de pensamentos e corações.

Ao longo da história, temos tentado fazer isso, mas até agora o egoísmo continua a se desenvolver em nós e com isso ele nos domina.

Comentário: As pessoas realmente tentaram se unir, mas não conseguiram.

Minha Resposta: Deve ser assim. Os sábios escreveram que isso deveria começar apenas com uma revolução espiritual, com a revelação da Cabalá ao povo de Israel.

E esta revelação ocorreu no século XVI através do Ari, o grande Cabalista, que revelou o método Cabalístico para nós e o descreveu em seus livros. Nós estudamos com eles. Depois do Ari, os Cabalistas, principalmente o Baal Shem Tov e seus discípulos, continuaram seu trabalho.

Estudando os livros do Ari, começamos a entender como o sistema espiritual é construído e qual deve ser o nosso trabalho para trazer esse sistema a um estado corrigido. Este é um sistema de mundos, um sistema de almas no qual existimos, embora não o sintamos.

Comentário: Quinhentos anos se passaram desde a época do Ari, mas não vemos nenhuma mudança significativa.

Minha Resposta: O fato é que todas as propriedades, qualidades, leis e forças espirituais gradualmente descem ao nosso mundo, e somente em nosso tempo vemos como todas elas começam a se manifestar.

Hoje vivemos em um mundo no qual o egoísmo se manifesta abertamente como uma força destrutiva. As pessoas estão começando a entender que estão em uma grande ruptura, na rejeição umas das outras. Esta é uma manifestação de tal egoísmo e agora é a hora de corrigi-lo.

Mas a humanidade não sabe fazer isso. À nossa frente está algum tipo de destino maligno, que pode fazer qualquer coisa conosco, e estamos totalmente desamparados. E aqui a ciência da Cabalá é revelada, que começa a dizer abertamente: “Eu tenho a oportunidade de corrigir tudo isso se você apenas ouvir.”

De KabTV, “A Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo de Israel”, 09/12/19