Saúde E Medicina, Parte 5

557Sociedade de Consumo: Renda e Estresse

Pergunta: Todos sabem que hoje duas doenças principais ceifam milhões de vidas: câncer e doenças cardíacas. Isso tem algo a ver com nossa atitude egoísta em relação ao mundo?

Resposta: Naturalmente. Nossa atitude egoísta para com o mundo é tirar tudo, levar tudo para dentro de nós, nos colocar acima dos outros; ela não nos dá descanso, devora o músculo cardíaco e perturba o equilíbrio geral do corpo, causando câncer.

É preciso dar à pessoa uma vida normal e tranquila, para que ela saiba por que existe. Por que ela deveria trabalhar oito horas por dia e ficar no trânsito por mais algumas horas? Em casa as crianças gritam, a TV fica ligada o tempo todo e tudo mais. Ela está sob constante estresse, imitando pessoas que supostamente são bem-sucedidas e aproveitando a vida. Afinal, uma pessoa comum é muito fraca, pequena, e a obrigamos a ser viril.

Observação: Acontece que é uma espécie de ciclo vicioso. Por um lado, você diz: “Não trabalhe, fique em casa”. Mas como posso eu, como pessoa, não trabalhar?! Quem vai me alimentar amanhã? O Estado não vai me pagar nada.

Meu Comentário: E onde as pessoas viverão se apenas 10% da população trabalhar? 90% da população não terá nada para fazer. Absolutamente nada! A partir da década de 50 do século XX nós começamos a desenvolver tecnologias, e a partir da década de 70 avançamos de tal forma que quase nenhuma mão de obra adicional é necessária. Se não fosse pela corrida armamentista, teríamos nos encontrado em uma grande crise há muito tempo.

Observação: Eu acho que muitos vão concordar com você, mas hoje a estrutura do Estado é tal que não permite que uma pessoa não trabalhe, porque as pessoas não têm uma determinada renda básica.

Meu Comentário: Portanto, haverá uma renda. Agora, durante a pandemia, metade da população está de licença. E o que você pode fazer se a pandemia continuar?

Observação: Este é o problema. As pessoas começam a ficar mentalmente estressadas.

Meu Comentário: Portanto, lide com essas tensões. Por que você deve recriar empregos desnecessários? Ninguém virá comprar em suas lojinhas, cabeleireiros e outros pequenos negócios. Isso não vai acontecer! Muitas indústrias morrerão.

E o que você vai fazer com a grande maioria da população? Onde está a verdadeira indústria? Na Rússia além dos Urais ou na América Central. E tudo o mais é algum servindo aos outros. Mas não haverá necessidade disso.

Observação: As pessoas vão praticar esportes, ir ao cinema, assistir filmes.

Meu Comentário: Elas não vão aos cinemas e também não vão praticar esportes. Para elas, basta correr um pouco para se aquecer nas esteiras. Quantas pessoas saem para praticar esportes? Parece-lhe que existem muitas delas.

Eu prevejo um grande problema. O governo terá que imprimir dinheiro e alimentar 90% dos desempregados. Não há nada de errado com isso. Vamos pensar, como elas eram alimentadas? Uma vendia para outra e a outra para outra pessoa? Serviços, serviços, serviços.

Observação: É muito difícil me acostumar com o fato de que alguém vai me dar uma determinada quantia de dinheiro. Isso já é assustador. Eu ganhei o máximo que pude. Eu poderia ganhar muito.

Meu Comentário: E se chamava seu trabalho? Foi criada a ilusão de que você estava produzindo alguns bens, alguns serviços.

Observação: Não, eu ganhava dinheiro dependendo das minhas habilidades. E com esse dinheiro eu poderia comprar prazer.

Meu Comentário: E agora você fará o mesmo.

Observação: Mas você diz: “Não, eles vão te dar uma mesada para que você não morra”.

Meu Comentário: Você receberá tanto quanto for necessário para uma vida normal. E será igual para absolutamente todos! Não há outra saída.

Mas essa não é uma situação crítica que vai passar e algo vai mudar. Esse é o próximo estágio do nosso desenvolvimento. Logo veremos que um grande número de pessoas receberá uma renda básica.

De qualquer forma, a sociedade acabará dando dinheiro para uma existência digna. De acordo com isso, alguns trabalharão na produção, enquanto outros se empenharão em reconstruir a sociedade – na educação, na formação e na organização de uma nova sociedade.

Pergunta: Qual será a saúde em tal sociedade?

Resposta: De manhã, as pessoas farão exercícios, nadarão, cada um conforme sua conveniência. Tenho certeza de que tudo isso vai se desenvolver. Mas justamente para manter a saúde, e não por esporte.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 14/05/20