“Realocação: Mude De Lugar, Mude Sua Sorte” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “Realocação: Mude Seu Lugar, Mude Sua Sorte

A sociedade americana está em movimento. Mais de um em cada cinco adultos dos EUA, 22% da população, mudou-se ou conhece alguém que provavelmente mudará como consequência do impacto socioeconômico da Covid-19, de acordo com um estudo recente. Empresas do Vale do Silício como Google, Facebook, Twitter e outras enviaram seus funcionários para trabalhar de casa, tornando irrelevante a proximidade física com o local de trabalho. Aluguéis altos e preocupações com a segurança são os principais motivos para considerar a realocação em muitas comunidades, marcando uma tendência de abandonar a cidade por áreas rurais. Isso indica um retrocesso? Não, a vida simples está avançando.

Um resultado maravilhoso e inesperado da pandemia em nosso modo de vida será uma porta aberta para uma vida mais simples, feliz e gratificante.

Mobilidade é uma característica dos EUA. Segundo dados do US Census Bureau, em média, os americanos mudam de residência nada menos que 11 vezes durante a vida, principalmente em busca de melhores oportunidades de trabalho. Mas a relocação devido à pandemia tem uma característica peculiar – é um verdadeiro movimento de volta ao básico. Os residentes em áreas urbanas estão abandonando cada vez mais as estressantes e caras grandes cidades para se estabelecerem no campo tranquilo e pastoril, uma tendência notável na América e na Europa.

Décadas atrás, as pessoas migraram de fazendas e vilas para as grandes cidades na expectativa de realizar seus sonhos de progresso e mobilidade ascendente. Hoje, as empresas estão fechando e aquelas que ainda estão empregadas estão mudando seus padrões de trabalho de atividades no local de trabalho físico para envolvimento remoto. Então, qual é agora a vantagem de viver em áreas urbanas? Nenhum. A pandemia está transformando nosso estilo de vida para sempre. Perceberemos cada vez mais como a adaptação a um ambiente mais virtual é algo positivo.

Quando a população está mais espalhada e uniformemente dispersa, todos se beneficiam – a ecologia e os humanos. Por outro lado, cidades superlotadas e de alta densidade adicionam estresse aos ambientes circundantes e representam desafios no uso eficiente de recursos naturais, como água, energia e alimentos. No nível pessoal, a vida fora das áreas urbanas é mais administrável, acessível e saudável.

O Talmude Babilônico diz meshane makom, meshane mazal, o que significa que, mudando nosso lugar, mudamos nosso destino, literalmente. Na verdade, nossas condições externas influenciam nossas prioridades e foco na vida. Isso também se refere a uma transformação interna que ocorre. A mudança para um estilo de vida tranquilo e simples nos fará sentir melhor, mais calmos e mais equilibrados. E por causa disso, nos daremos bem mais facilmente. Estar enraizado em um terreno com muito espaço para uma horta caseira e um parque infantil vai aliviar o fardo estressante da selva de concreto poluída e barulhenta.

Todos nos sentimos seguros com o que é familiar, mesmo que esteja longe do ideal; é por isso que as pessoas resistem à mudança. Mas a pandemia está nos conduzindo rapidamente a uma transformação profunda de uma realidade para outra. Aos poucos, vamos percebendo que não há como voltar atrás, apenas avançar para um mundo mais global, onde as fronteiras entre nós estão desaparecendo.

Temos o mundo inteiro ao nosso alcance. Do trabalho às comunicações interpessoais e compras, tudo está ao alcance em questão de segundos. Alguém pode ligar para qualquer serviço da América e entrar em contato com um representante de atendimento ao cliente na Índia sem a menor sensação de distância. Nós realmente nos tornamos uma aldeia global.

As áreas metropolitanas permanecerão como centros de entretenimento, cultura, atrações turísticas e muito mais. As grandes fábricas indispensáveis ​​para o atendimento das necessidades da sociedade também continuarão nas grandes cidades, mas a população se dispersará em diferentes direções. Um resultado maravilhoso e inesperado da pandemia em nosso modo de vida será uma porta aberta para uma vida mais simples, feliz e gratificante.