“Que Entendimentos Básicos Você Deve Ter Antes De Ler O Zohar?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Que Entendimentos Básicos Você Deve Ter Antes De Ler O Zohar?

O Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam), que escreveu o comentário Sulam (Escada) para O Zohar, escreveu quatro introduções ao Zohar a fim de nos fornecer uma base sólida para abordar o livro.

Sem compreender completamente os conceitos que o Baal HaSulam descreve nestas introduções, é impossível alcançar uma compreensão precisa do Zohar, bem como abordar sua leitura de forma eficaz para avançar em direção à sua realização.

O Zohar descreve o mundo espiritual, ou seja, os desejos, intenções e ações do ser criado quando em contato com o Criador.

Visto que existimos em uma realidade corpórea oposta, não entendemos nada sobre o mundo espiritual.

Nós nascemos e crescemos em uma natureza humana egoísta, que visa se beneficiar sozinha, sem consideração pelos outros.

Assim, quando lemos O Zohar sem preparação prévia, parece que ele está escrito em uma língua estrangeira (mesmo se o lemos em nossa língua nativa), com fábulas estranhas e outras representações que parecem estar codificadas.

Não importa o quanto tentemos fazer conexões com o que lemos no Zohar, se não tivermos a percepção e a sensação do mundo espiritual, por meio de um oposto dando sentido aos nossos sentidos receptivos inatos, então não teremos acesso para entender e sentir o que O Zohar verdadeiramente descreve.

Além disso, tanto O Zohar em si quanto vários Cabalistas discutem a noção da revelação do Zohar em nossos tempos, que especificamente na nossa era mais e mais pessoas sentirão a necessidade daquilo que O Zohar contém.

Se nossa natureza egoísta de receber apenas para benefício próprio fosse substituída por uma natureza espiritual de amor e doação, compreenderíamos imediatamente o que O Zohar descreve. Ler O Zohar com tal inclinação revelaria mais e mais camadas do mundo espiritual para nós.

No entanto, há algo que possamos obter do Zohar enquanto nos falta a natureza espiritual, presa no ego humano?

O que podemos obter é chamado de “Segula”, um tipo especial de remédio. Ler o livro, sem entender uma única palavra, atrai as forças do mundo espiritual que ele descreve. Se nos aproximarmos da leitura do Zohar com a intenção de transformar nossa natureza – de egoísta em altruísta, corpórea em espiritual – então o livro serve para iluminar sobre nós uma luz especial chamada “Ohr Makif ” (“luz circundante”), que atua sobre nós para iniciar essa transformação.

As forças espirituais da leitura trabalham sobre nós, gradualmente nos levando à revelação do mundo espiritual, para acessar a qualidade de amor e doação que preenche a realidade.

Uma vez que O Zohar foi escrito por um grupo que atingiu os mais altos graus de realização do mundo espiritual, e que compartilhou uma natureza de amor e doação, então, somente alcançando uma natureza semelhante, podemos entender e sentir o que O Zohar descreve.

Comente