Por Que Se Sacrificar?

laitman_592.04Pergunta: Hoje em dia, podemos encontrar muitos exemplos de pessoas se sacrificando para salvar outras. Os médicos estão salvando pacientes trabalhando 24 horas, às vezes sem proteção. Muitas celebridades estão declarando ao mundo inteiro que estão prontas para sacrificar a si e a seu capital.

Você também diz que precisamos mudar e sacrificar nosso egoísmo. Isso é livre arbítrio?

Resposta: Não, é um pouco diferente. Embora eu acolha esses motivos, esse não é o estado corrigido da humanidade.

A questão é que a humanidade precisa corrigir sua atitude de um em relação ao outro, sua atitude em relação ao egoísmo e ao altruísmo, não em uma capacidade limitada, como cuidar dos doentes ou de qualquer outra coisa.

Existem pessoas que, por seu egoísmo, estão prontas para matar outras pessoas, para que não destruam, por exemplo, espaços verdes ou poluam o meio ambiente. Vemos que esses movimentos pela ecologia verde e ar puro são totalmente egoístas. Tanto que pessoas com egoísmo ardente estão prontas para prejudicar a vida de outra pessoa que, diferentemente delas, tem uma compreensão diferente do que é bom.

Pergunta: Você acha que ajudar em situações extremas, como uma pandemia ou crise econômica, é natural e que isso não é chamado de correção?

Resposta: Sim. Só precisamos perceber o quanto nossa natureza nos empurra um contra o outro e caracterizar corretamente as ações humanas.

Se é difícil para eu olhar para um paciente doente, então dou dinheiro para o tratamento dele, então, no final, não o curo, mas apenas alivio minha tristeza por ele.

Na Cabalá, estamos falando de uma correção fundamental de nossa natureza.

Pergunta: Isto é, eu deveria fazer coisas boas, não porque simpatizo com os doentes, mas além disso. Mesmo que eu não tenha nada a ver com eles, ainda tenho que fazer isso para algum propósito maior?

Resposta: Essa é exatamente a razão.

De KabTV “A Era Pós-Coronavírus”, 30/04/20

Comente