O Primeiro Passo Para Formar O Criador

laitman_622.01Não estou anulando minha opinião, mas quero construir um espaço onde todos os desejos possam existir, todas as intenções que pertençam a todos. Não estou anulando ninguém; todos vieram de cima. O Criador quer todos, desde fascistas a socialistas e comunistas, todos os tipos de pessoas, personagens e estilos de comportamento, criados pelo Criador.

Não estou anulando nenhum deles ou a mim mesmo; apenas procuro como podemos nos conectar. Na verdade, em nossa união alcançamos uma raiz comum superior.

Em si mesma, a pessoa deve abolir apenas o ódio por todos, desenvolver uma compreensão e sentimento dos outros, e o desejo de reconhecê-los e dar-lhes um lugar próximo a si mesma, pois por nossa correta unificação apontamos para nossa raiz mais elevada: uma, única e unificada.

Essa raiz é a mesma para todos. E é a única, porque é a partir deste ponto que surgem tantas propriedades diferentes.

De acordo com meu egoísmo, eu gostaria de anular a todos. Mas entendo que isso não é correto. O egoísmo é chamado de “ajuda feita contra mim”, ou seja, me ajuda a entender que devo ir contra ele. Em meu egoísmo, eu odeio os outros porque eles não são como eu, mas devo entender que esse desejo de odiar meu próximo dá origem ao desejo de doar em mim.

Olhando para a outra pessoa e odiando-a, eu entendo que se eu abrir um pequeno espaço e dar a ela um lugar para existir em meu coração, então, ao fazer isso, realizarei uma ação semelhante ao Criador. Assim, o Criador se afastou, se escondeu e nos deu um lugar para a existência.

Anular o seu egoísmo é o primeiro passo para formar o Criador. Eu anulo uma parte de mim mesmo para abrir espaço para os outros, meus oponentes, opiniões opostas e, ao fazer isso, abro espaço em mim. Primeiro, quero dominar o mundo inteiro e me governar. Mas então faço um corte e dou espaço aos outros. Fazemos concessões mútuas, eles e eu.

Só desta forma posso construir algo verdadeiro, correto. Afinal, todas as opiniões “a favor” e “contra” vêm da raiz mais elevada e, ao abrir espaço para elas, forneço um lugar para a revelação do Criador.

Da Lição Diária de Cabalá 03/08/20, O Amor Cobre Todas as Transgressões