O Declínio Do Império Do Egoísmo

115.05Não entendemos onde está nossa liberdade de escolha ou como alcançá-la e implementá-la para não prejudicar outras pessoas, porque todos estamos conectados. Veja a turbulência na América hoje, é uma verdadeira guerra civil. Também há manifestações em Israel e as mesmas coisas acontecerão cada vez mais em todo o mundo porque a situação vai piorar.

O mundo está perdendo seus laços egoístas pelos quais estava conectado: você dá para mim e eu dou para você, mercadoria-dinheiro-mercadoria-dinheiro. Esse foi o sistema em que vivemos por milhares de anos, até que o esprememos totalmente. Na década de 50 do século passado, esse sistema atingiu seu apogeu e então começou a apodrecer. Isso era inevitável porque, do contrário, nunca chegaríamos à correção espiritual.

Portanto, hoje nos encontramos em um mundo que revela tais problemas que não permitirão que ele volte ao seu estado anterior. As mentes financeiras e governamentais estão tentando descobrir como manter os sistemas existentes onde havia equilíbrio entre o quanto uma pessoa investe e o quanto ela pode obter ou comprar.

Esse sistema egoísta era relativamente equilibrado e todos entendiam que isso era a vida. De repente, ele desmoronou em um instante. Ninguém sabe como consertá-lo ou o que acontecerá conosco no futuro. Encontramo-nos em uma situação em que o mecanismo anterior parou de funcionar. O egoísmo, a força motriz, me manteve em confronto com os outros o tempo todo, determinou quanto cada um daria, quanto receberia e nos uniu com relações egoístas.

Mas essa conexão não funciona mais. O que regulará nossos relacionamentos? Nós criamos exército, polícia, sistema educacional, cultura e sistemas financeiros. Nosso egoísmo nos impulsionou a construir uma sociedade egoísta, que de repente parou de funcionar. Esta é uma crise que não é igual a nenhuma outra crise anterior da história.

Pareceu-nos que atingimos uma excelente organização da sociedade humana, que corresponde à nossa natureza egoísta. Tivemos a oportunidade de viajar, ver o mundo e entender uns aos outros porque todos eram movidos por um desejo – ganhar mais. Ao que parece, o que estamos perdendo? Só nos falta uma coisa: com isso não implementamos o propósito da criação.

E veja o que aconteceu, como o Criador arruinou todos os nossos planos para uma vida boa com a ajuda do coronavírus. Agora descobrimos que todos os nossos preparativos para uma vida boa não nos ajudam, nem um único sistema egoísta funciona. Então o que você pode fazer? A única maneira é passar de um sistema egoísta para um altruísta.

Afinal, por que não podemos passar para outro sistema ainda mais egoísta se o anterior parou de funcionar? Mas a questão é que existe um programa superior que nos governa. Do nosso nível, não somos capazes de apreciá-lo, mas os Cabalistas explicam como usá-lo. Se aceitarmos, poderemos seguir em frente, senão permaneceremos no estágio anterior até que esse programa nos obrigue a seguir em frente.

No final da correção, o sistema funcionará de ambos os lados: tanto do lado do grande egoísmo quanto do lado da grande doação. Essas duas forças trabalharão uma contra a outra, e o ser criado, no meio entre elas, as usará de forma integral, harmoniosa e perfeita.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/07/20, Escritos do Baal HaSulam , “A Liberdade”

Comente