Gerenciando O Estresse, Parte 4

514.02Pressão Alvo

Pergunta: Existem diferentes tipos de estresse. Por exemplo, o estresse profissional está associado a conflitos no trabalho. O estresse conjugal surge em torno de problemas na família. O estresse emocional pode ser causado por algum tipo de experiência intensa. O estresse fisiológico surge de trauma ou doença, e o estresse psicológico da insatisfação consigo mesmo ou nos relacionamentos com outras pessoas. O estresse de informações é causado pela sobrecarga de informações e o estresse ambiental de condições de vida desfavoráveis.

Uma condição pode causar estresse quando uma pessoa está procurando o sentido da vida e não o encontra?

Resposta: Claro. Afinal, o estresse é um sentimento de indecisão, a incapacidade de conectar o desejado com o alcançável. Qualquer coisinha pode ser estressante. Se, por exemplo, eu abro uma gaveta e não encontro meus óculos lá, isso já me causa um certo estresse.

O estresse é o descompasso entre o que é desejado e o que está sendo realizado. Naturalmente, a vida de hoje consiste apenas em estresse.

Pergunta: Acontece que a natureza nos colocou em uma realidade onde sempre há pressão sobre o desejo. Se você se imaginar como uma espécie de desejo de receber, de ser preenchido, de desfrutar, então a satisfação é alcançada de forma extremamente rara, porque os desejos estão crescendo constantemente e se torna cada vez mais difícil preenchê-los. Para onde vai tudo isso?

Resposta: Para a compreensão de como saímos desse estado, do que ele depende, para onde leva.

Pergunta: Eu posso estar em um estado em que nada me pressione ou não sinto essa pressão?

Resposta: Não, tal estado passa gradualmente e é substituído pela sensação de que algo o pressiona em uma determinada direção, e essa pressão tem um começo e um fim, tem um significado e você deve compreender, revelar esse significado. Só então você pode se livrar da pressão.

Então você começa a sentir que, se essa pressão o levar a um estado superior, você não precisa se livrar dela. Você só precisa entender aonde você deve chegar. Assim, para você, ela já será sentida não como uma pressão, mas como um acompanhamento no seu desenvolvimento.

Pergunta: Acontece que uma pessoa começa a sentir pressões fisiológicas e psicológicas conforme o alvo? Além disso, não são apenas pessoais, mas globais, por exemplo, uma crise financeira ou uma pandemia. Muitas pessoas não entendem que existe algum tipo de projeto nisso.

Resposta: Estamos caminhando para um estado em que todos se encontrarão em uma enorme crise geral, sem entender como podemos existir. Além disso, não será sentido por uma pessoa, ou uma família, ou alguma pequena sociedade, mas o mundo inteiro. O coronavírus deve nos levar a isso.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 25/06/20