Gerenciando O Estresse, Parte 3

laitman_559Estresse: Doença Ou Hábito

Pergunta: Existem três estágios principais de estresse. O primeiro é o estágio de ansiedade. Dizem que é positivo porque mobiliza as forças de defesa do organismo para combater o estresse.

O segundo estágio é a adaptação. Se o corpo da pessoa no nível psicológico ou fisiológico não se adapta a essa pressão, o estresse passa para o terceiro estágio, o estágio de esgotamento dos recursos do corpo, e a pessoa começa a adoecer.

Você concorda com isso?

Resposta: Em geral, sim. No entanto, o fato é que a pessoa se acostuma tanto com esse estado que não se imagina mais operando fora da sensação de estresse. Ela precisa de algo para animá-la, colocá-la em seu lugar e sacudi-la. Portanto, o estresse torna-se necessário, ou seja, uma parte da vida, um hábito.

Comentário: Acontece que o estresse nos primeiros estágios faz com que a pessoa almeje atingir algum objetivo. Quando ela não consegue, fica deprimida. Dizem que todas as doenças são causadas pelos nervos.

Minha Resposta: Isso é totalmente correto. Os nervos regulam todo o organismo. O estado dos vários sistemas do corpo, seu trabalho mútuo e bem coordenado, depende deles. Portanto, eles causam todas as doenças.

Pergunta: Uma pessoa que passa por estresse pode ser considerada doente?

Resposta: O estresse não é uma doença de longo prazo. Pode ser curto e impulsivo. No entanto, é, claro, uma doença.

Pergunta: O estresse está relacionado ao desenvolvimento de doenças psicossomáticas ou a causa da doença está em outra área?

Resposta: Em princípio, o estresse depende apenas da falta de confiança. Se a confiança desaparecer, então haverá estresse.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 25/06/20