Gerenciando O Estresse, Parte 1

002O Estresse é a Perda de Orientação no Mundo Moderno

Observação: O estresse é a mobilização dos recursos do corpo, um estado de aumento da tensão, como uma reação protetora a diversos fatores adversos. O fisiologista Hans Selye foi um dos primeiros a introduzir o termo “estresse” apenas 70 anos atrás. Parece que antes disso, ou as pessoas não tinham estresse, ou simplesmente não sabiam o que era.

Meu Comentário: Naquela época, as pessoas não eram desenvolvidas o suficiente para se sentirem estressadas.

Pergunta: Em psicologia, o estresse inclui os conceitos de ansiedade, conflito, uma ameaça ao próprio “eu”. Como você definiria o estresse do ponto de vista da Cabalá?

Resposta: O estresse é uma sensação de grande tensão interna devido à perda de orientação clara.

Pergunta: Na verdade, a perda de orientação é exatamente o que está acontecendo hoje. Se nos voltarmos para a história, as pessoas passaram por estresse de 1.000 a 5.000 anos atrás?

Resposta: Não, as pessoas não se sentiam estressadas. Elas tinham preferências ligeiramente diferentes na vida. Elas entendiam o que poderia acontecer: morte, fome, frio ou alguns outros fatores.

Eram problemas corporais muito simples, de um nível de percepção completamente diferente. As pessoas não consideravam as coisas que hoje nos parecem terríveis como algo fora do comum, mesmo quando eram levadas à execução ou queimadas na fogueira.

Comentário: No meu entendimento, o estresse é um estado em que realmente quero receber algo por muito tempo, mas não posso. Isso já causa desconforto e forte dissonância.

Meu Comentário: Sim, isso também é estresse, mas de um tipo diferente, não imediato, mas prolongado.

Observação: A causa do estresse pode ser qualquer situação conflitante ou insatisfação com sua aparência, ou vida rotineira, ou doenças crônicas de longo prazo, e assim por diante.

Meu Comentário: Os motivos podem ser muito diversos quando o desejado e o real não coincidem.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 25/06/20