Em Uma Enxurrada De Informações Falsas

laitman_959Pergunta: Não havia violência nas telas na União Soviética, mas eu não diria que as pessoas eram menos violentas. Por que é isso?

Resposta: Não acho que em uma sociedade como a União Soviética, a imprensa, o cinema e o teatro tinham muita influência sobre uma pessoa. As pessoas entendiam claramente que havia uma enorme diferença entre a vida e o que o partido comunista e o governo as alimentavam. Portanto, elas não percebiam essa informação.

Comentário: No entanto, de acordo com pesquisas psicológicas, todas as mídias influenciam a psique humana. Lá vimos que tudo parecia estar bem.

Minha Resposta: Havia uma cortina de ferro entre o indivíduo e a mídia. Tudo o que era ouvido no rádio e na televisão passava por um filtro rigoroso com antecedência, e as pessoas entendiam com o que estavam sendo alimentadas e o que deveriam tirar disso. Talvez um pequeno grão de informação, mas nada mais.

E agora estamos banhados por um enorme fluxo de informações diversas. Está tudo sobrevendido, comprado demais, distorcido. Não temos ideia de como ou quanto. É claro que o que lemos, vemos na TV, ouvimos no rádio e assim por diante, são informações distorcidas que nos são transmitidas por todos os tipos de partes interessadas.

Mas como há muitas deles, são diferentes e as informações não vêm da mesma fonte do partido e do governo, como na União Soviética, é difícil para nós lidarmos com isso. Portanto, estamos sendo influenciados quer queira quer não por eles. Escolhemos um de vários pensamentos, embora isso também seja incorreto.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavirus”, 30/04/20