“Deus É As Leis Da Natureza?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Deus É As Leis Da Natureza?

Para começar, eu gostaria que você lesse um trecho do Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) de seu artigo “A Paz”:

“É melhor que nos encontremos na metade do caminhoe aceitemos as palavras dos Cabalistas, que a natureza (HaTeva) tem o mesmo valor numérico (em hebraico) que a palavra Deus (Elohim): oitenta e seis. Então, eu poderei chamar as leis de Deus de mandamentos da natureza e vice-versa, pois elas são a mesma coisa, e não precisamos mais discutir isso”.

O problema com a sociedade hoje é que seguimos leis opostas às leis da natureza. A natureza humana, que é egoísta, ou seja, preocupada apenas com o benefício pessoal, é uma força destrutiva que se opõe à natureza.

Em outras palavras, enquanto as leis da natureza são leis de amor e doação, que se conectam harmoniosamente entre todas as partes da natureza e consideram o benefício do todo, o ego humano explora divisivamente outras pessoas e a natureza para seu ganho pessoal.

Portanto, em vez de seguir as leis da natureza, inventamos nossas próprias leis – ética, civil e religiosa – e descobrimos mais de 200 leis físicas.

É como se tentássemos encontrar nosso caminho no escuro e escorregássemos, nos machucássemos em objetos pontiagudos, esbarrássemos uns nos outros e derrubássemos móveis por acidente. Ou seja, quanto mais nos desenvolvemos, entramos em crises cada vez maiores, sem consciência das leis da natureza.

O que, então, significa ganhar consciência das leis da natureza?

Significa que aprendemos e exercitamos como nos conectar positivamente na sociedade para que haja um envoltório de amor e cuidado em nossas relações. Em outras palavras, ao nos conectarmos como um todo na sociedade humana, combinamos com a integridade da natureza e, então, experimentamos harmonia, felicidade, confiança e paz recém-encontradas preenchendo nossas vidas.

Especialmente em nossos tempos atuais, à medida que experimentamos uma interdependência cada vez maior em todo o mundo, precisamos que as leis da natureza ou os mandamentos de Deus – as leis do amor – se revelem entre todos. Precisamos ver essa atitude como algo fora de nosso alcance atual e que precisamos aprender e implementar em nós mesmos se quisermos ter uma vida melhor. Caso contrário, podemos esperar mais e mais dores e sofrimentos infelizes para nos levar à mesma conclusão inevitável: que precisamos aprender e exercer amor uns pelos outros.

É por isso que eu e minha organização, o Bnei Baruch Kabbalah Education & Research Institute, investimos tanto na divulgação da mensagem de conexão para o mundo. Oferecemos cursos e todo um estudo e estrutura comunitária para quem deseja estudar essas leis da natureza em um nível mais profundo. No entanto, até mesmo encontrar mensagens como artigos curtos, vídeos e outras mídias online tem valor para aumentar a tão necessária consciência da humanidade sobre as leis da natureza em nossos tempos.

Eu espero que tal consciência crescente poupe a humanidade de muito sofrimento futuro, e que em seu lugar, possamos descobrir um mundo de amor e conexão positiva, equilibrado com a natureza.

Comente