Desconexão Das Comunidades, Parte 1

laitman_559Falta De Conexão Espiritual Com A Terra De Israel

Pergunta: Do século XVII ao XIX, mais uma chamada foi adicionada às reivindicações antissemitas padrão, ouvidas em diferentes estratos da sociedade: pedir, persuadir, implorar aos judeus que voltassem para onde vieram há 2.000 anos.

Por exemplo, o filósofo francês Charles Fourier escreveu: “Judeus! Descendentes de Caim e Iscariotes, deixem-nos, deixem-nos! Atravessem o Mar Vermelho novamente e vão para o deserto, para a terra prometida que os espera, para o único país que mais lhes convém; vocês, pessoas más, rudes e desonrosas, vão para lá!!!”

Depois de esperar em vão por qualquer ação concreta dos judeus, os estadistas tomaram a iniciativa em suas próprias mãos. O imperador francês Napoleão Bonaparte, enquanto esteva em Acre, disse que os judeus são os verdadeiros herdeiros da Palestina e pediu que eles admitissem esse fato e retornassem para lá. A disposição de ajudar os judeus também foi expressa pelo presidente americano Abraham Lincoln.

Então, o que os judeus fizeram? Eles não estavam com pressa. Ao obter os direitos durante o período de emancipação, eles entraram na política, ciência e economia e tiveram sucesso em todos os lugares. Eles não tinham tempo para a terra de Israel.

No entanto, o antissemitismo cresceu ainda mais. Antes, os judeus eram odiados por sua dissimilaridade, depois se tornaram como todos os outros. No entanto, o ódio não desapareceu.

Qual é a raiz do paradoxo de que os judeus esperaram tanto tempo para retornar à terra de Israel e, quando surgiu a oportunidade, eles não a usaram? A maioria dos judeus hoje vive fora do Estado de Israel. Qual é a raiz desse fenômeno?

Resposta: A raiz é muito simples – a falta de conexão entre as pessoas e a terra. As pessoas não sentem que sua terra está aqui, que estão ligadas a ela. A pessoa não sente nenhuma origem, não se vê nada de especial nesta terra.

As pessoas estão divididas. Uma pessoa vem do outro lado da Terra, encontra pessoas aqui completamente diferentes delas, que também se consideram judeus e até, talvez, maiores que ela.

E surge uma imagem paradoxal: todo judeu leu e foi informado que aquela era sua terra e, tendo chegado aqui, não encontrou nenhuma conexão com ela. O clima é terrível, a terra é seca e queimada; não há sinais de vida. O que é prometido nela? Onde a terra está fluindo com leite e mel? Não há nada disso.

Além disso, os judeus que vêm a Israel não se parecem com judeus. Eles vivem em conflito um com o outro. Uma pessoa que veio da Europa compreende franceses, alemães, britânicos e russos, entre os quais viveu mais; ela não consegue entender esses judeus. Afinal, as pessoas vêm aqui principalmente do Magrebe, da Ásia ou de lugares ainda mais distantes. Acontece que não há nada familiar aqui.

Além disso, aqui você tem que trabalhar com as mãos, arar, cultivar a terra para que ela se torne mais adequada para a agricultura. Acontece que os judeus têm que fazer um trabalho que não fazem há muitos anos.

Desde o século XVIII, eles trabalham na indústria, negócios, finanças, ciência e arte. Mesmo na Rússia, onde havia um forte antissemitismo, os fundadores da Sociedade Filarmônica Russa, cientistas e artesãos eram principalmente judeus. É verdade que eles geralmente se escondiam sob pseudônimos, mas eram todos iguais. E onde essas condições podem ser encontradas aqui?

Pergunta: O que significa sentir uma conexão com a terra?

Resposta: O sentimento de uma conexão física com a terra não é mais a condição que pode ser imposta aos judeus hoje. Essa conexão é interna, espiritual.

Talvez a conexão material seja sentida por alguém que recebeu uma educação judaica religiosa especial. Ele estava bem cheio de todo tipo de histórias sobre a terra santa, e, portanto, apenas morar nessa terra já é um grande mandamento para ele.

Além disso, no passado, os judeus eram simplesmente pagos para vir morar aqui. Assim, várias grandes comunidades foram construídas em Tiberíades, em Safed, em parte em Acre, em Jerusalém e Jafa.

De KabTV “Análise Sistemática do Desenvolvimento do Povo Judeu” 12/08/19