Autorrealização É A Personificação Do “Eu” Da Pessoa!

278.01Pergunta: O crescimento pessoal é um processo de desenvolvimento humano, que inclui a autorrealização e o crescimento em praticamente todas as esferas da atividade humana. O psicólogo Abraham Maslow construiu todas as necessidades humanas na forma de uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas: calor, fome, matar a sede. Então veio a necessidade de segurança. Além disso, necessidades sociais, que ele também divide em pertencimento, afeto, cuidado com a família, estima, autorrespeito e respeito pelos outros. As mais elevadas são as necessidades espirituais: autoatualização e autorrealização.

O que está por trás do desejo de uma pessoa de autorrealização?

Resposta: Autorrealização é o desejo mais poderoso de uma pessoa de atingir a personificação de seu “eu”. Na prática, é o desejo de ser Deus, dependendo de como ela se imagina.

Mas se a pessoa não se realiza dessa maneira, isso significa que a centelha do ser humano está faltando nela. Afinal, Adam vem da palavra Edome, Domeh – semelhante a Deus. Portanto, quando uma pessoa quer se realizar, ela sente que está criando um Criador de si mesma. Acontece que a autorrealização é o desejo de conhecer o Criador. Visto que o Criador e a natureza são conceitos idênticos, este é o desejo de conhecer toda a criação.

Pergunta: Como isso difere do conhecimento comum? Afinal, há o desejo por conhecimento na pirâmide de Maslow.

Resposta: Não, não estamos falando apenas de conhecimento, como por exemplo na física. É o desejo de dominar a natureza, a todos. Pelo menos em algo eu tenho que ser especial, algo que os outros não têm e só está em mim.

Hoje, praticamente todo mundo quer ser um mestre da natureza. Vemos como tentamos domar a natureza, estar acima dela.

Pergunta: A autorrealização pode estar em todos os estágios da pirâmide? Digamos que eu queira me realizar no mundo dos negócios. Nem mesmo por dinheiro. Simplesmente tenho o desejo de administrar, construir um negócio.

Resposta: Sim, em todos os estágios. Portanto, uma pessoa deve aprender a entender corretamente essa percepção, como se desenvolver, como se comparar com os outros. Ela deve estar em certa luta, competindo com os outros. Caso contrário, não haverá progresso.

De KabTV, “Habilidades de Gestão”, 25/06/20

Comente