“A Vacina Para A Covid-19 Deve Tocar O Coração” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “A Vacina Para A Covid-19 Deve Tocar O Coração

Um por um, os países estão lutando para assinar contratos de bilhões de dólares para comprar vacinas inexistentes para Covid-19. Neste momento, o desenvolvimento de uma vacina eficaz é altamente questionável, pelo menos de acordo com o secretário-geral da OMS, António Guterres, e o conselheiro da Casa Branca para o coronavírus, Dr. Anthony Fauci, que afirmaram ser improvável uma vacina eficaz num futuro previsível, ou nunca.

Precisamos entender que o coronavírus não é um evento autônomo; é a primeira de uma série de crises que acabarão por nos tirar de nossa mentalidade egocêntrica e nos obrigar a ter consideração e, por fim, cuidar uns dos outros e da natureza.

Mas mesmo que uma vacina seja desenvolvida, ela não acabará com nossos problemas. Na verdade, ela apenas os exacerbará, e por um bom motivo.

Precisamos entender que o coronavírus não é um evento autônomo; é a primeira de uma série de crises que acabarão por nos tirar de nossa mentalidade egocêntrica e nos obrigar a ter consideração e, por fim, cuidar uns dos outros e da natureza. Quanto mais usarmos cada crise para avançar em direção a esse estado, mais fácil será essa crise e mais fáceis serão as crises que se seguirão. Em outras palavras, quanto mais esforços fizermos para mudar voluntariamente, menos esforços a natureza fará para nos forçar a mudar.

No momento, a humanidade e o resto da realidade estão em trajetórias opostas. Enquanto tudo ao nosso redor está conectado, nós, pessoas, pensamos cada vez mais apenas em nós mesmos. Ficamos alheios ou indiferentes aos danos que causamos uns aos outros e a toda a natureza, e queremos apenas satisfazer nossos caprichos mais imediatos.

Mas oito bilhões de pessoas não podem viver assim; é insustentável. E como a natureza não funciona assim, e estamos sujeitos aos ditames da natureza, por mais que não gostemos da ideia, a natureza nos força a mudar de curso e nos alinhar a ela. Portanto, quanto mais cedo nos redirecionarmos, menos dor a natureza terá que aplicar em nós a fim de nos forçar a fazer o que ela deseja.

Acontece que existe uma cura eficaz para a Covid-19, mas não tem nada a ver com remédios e tudo a ver com nossos corações. Quando mudarmos nossas atitudes, mudarmos nossos corações da alienação para a integração, cuidado, compaixão e responsabilidade mútua, descobriremos que derrotamos o vírus sem nem mesmo lutar contra ele.

Na verdade, ao fazer isso, não iremos apenas nos proteger contra o coronavírus, mas contra todos os futuros golpes que a natureza planeja acertar sobre nós, na medida em que nos recusamos a nos alinhar com seu ditame: sermos atenciosos, conectados e cuidando de nossos semelhantes e de toda a criação.