“Qual É O Significado Espiritual De Tisha B’Av?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Qual é o Significado Espiritual de Tisha B’Av?

Nosso mundo é governado por duas forças, positiva e negativa, e nós, humanos, existimos entre essas forças. Na espiritualidade, a raiz da força negativa é chamada “Tisha B’Av” (“o dia 9 de Av“).

Mesmo na antiga Babilônia, a força negativa sempre se revela em torno dessa data especial. Seja o pecado dos espiões, a ruína do Primeiro Templo, o exílio da Babilônia, a ruína do Segundo Templo em Tisha B’Av e a expulsão de judeus da Terra de Israel ou depois da Espanha, Alemanha e na Inglaterra, o povo de Israel executa grandes pecados e também recebe punições em Tisha B’Av.

Por que esses pecados e punições ocorrem?

É tudo porque falhamos em antecipar a força positiva à força negativa que se revela em Tisha B’Av.

O Primeiro Templo foi arruinado devido à nossa falta de conexão, e o Segundo Templo foi arruinado devido ao ódio infundado.

Em cada caso, encontramos uma quebra devido à nossa crescente distância entre nós, que libera a força negativa entre nossas relações.

Como o Cabalista Yehuda Ashlag (Baal HaSulam) escreve:

“Como a morte natural do indivíduo resulta da desarmonia entre os órgãos, o declínio natural da nação resulta de alguma obstrução que ocorreu entre seus órgãos, como testemunharam nossos sábios (Tosfot, Baba Metzia, Capítulo Dois): ‘Jerusalém foi arruinada apenas por causa de ódio infundado que existia naquela geração’. Naquela época, a nação foi atormentada e morreu, e seus órgãos foram espalhados em todas as direções” (Yehuda Ashlag, “A Nação”).

Pelo contrário, nossa unidade tem o poder de impedir que a força negativa entre em nossas relações e, em seu lugar, deixa a força positiva brilhar através de nossas conexões, trazendo paz e harmonia.

Comente