“O Que Há De Errado Com Nossa Sociedade Hoje?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Que Há De Errado Com A Nossa Sociedade Hoje?

Se encarássemos a sociedade humana como um único organismo vivo, o que veríamos?

Veríamos que, em seu estado atual de desenvolvimento, seu sistema imunológico mal funciona e suas células e órgãos, que deveriam sustentar a saúde do corpo, estão se deteriorando.

Problemas pessoais, sociais, econômicos e ecológicos estão em ascensão, incluindo depressão, estresse, solidão, vazio, ansiedade, xenofobia, abuso de drogas, suicídio, igualdade de renda, pobreza, mudança climática, a pandemia de coronavírus e, embora muitas pessoas estejam tentando corrigir e tratar esses problemas, os esforços falham em resolver o problema em sua causa principal.

Qual é a causa de todos os problemas na sociedade humana?

É o ego humano, ou seja, o mecanismo calculador inato da natureza humana que prioriza o benefício próprio em detrimento de beneficiar os outros, o que faz com que as “células” individuais da sociedade se puxem mais para si mesmas do que para as outras, provocando a queda de todo o organismo da sociedade humana.

Como o câncer ocorre quando as células tomam mais do que precisam às custas do corpo, nossa sociedade atualmente é composta de egoístas, cada um guiado por um paradigma egoísta envolvente que apoia a ideia de sucesso como se tornar individualmente rico, famoso e poderoso.

O fato de sermos egoístas é uma situação dada pela natureza, mas a influência social e a opinião pública que apoiam objetivos e valores egoístas é o que há de errado com a sociedade.

A natureza funciona de maneira oposta ao ego humano: altruisticamente e de acordo com as leis da interconexão e interdependência. Assim, ela rejeita o nosso ego em crescimento, e quanto mais nos desenvolvemos hoje, mais nos sentimos pressionados entre o nosso ego em crescimento que deseja se desapegar dos outros e a tendência da natureza de conectar todos nós em um único todo.

Portanto, quanto mais nos desenvolvemos hoje, mais entramos em um emaranhado crescente de complicações, e tudo isso nos leva a perceber que nossa natureza egoísta está por trás de todos os nossos problemas, que é uma qualidade inerentemente má, que seguimos impotentes suas exigências para tentar preenchê-lo com prazer pessoal, às custas dos outros, e que qualquer movimento para melhorar a sociedade exige primeiro diagnosticar o ego como a causa de todos os nossos problemas.

Então, quando alcançarmos uma ampla compreensão dessa causa comum para todos os nossos problemas, podemos começar a corrigi-la.

Quando alcançamos esse despertar, perceberemos que não há pessoa, grupo de pessoas ou orientação política ou religiosa para culpar nossos problemas. Existe apenas a nossa natureza muito egoísta, residindo em cada um de nós.

Como podemos então corrigir a natureza humana, se ela é a causa de todos os nossos problemas?

É possível se criarmos um ambiente que apoie a correção do ego, de modo que, em vez de receber apenas para o benefício próprio às custas dos outros, desejaríamos contribuir positivamente e nos conectar com os outros, a fim de beneficiá-los, sem nenhuma intenção “O que vou ganhar com isso?”.

É contra a natureza humana dar e contribuir com outros, mas se mudarmos a opinião pública, nossas influências sociais e da mídia e também nossa educação, a fim de aprendermos a natureza da crescente interdependência da humanidade hoje, como o ego humano se opõe à nossa crescente interdependência e também por que essa é a causa de todos os nossos problemas, e que a maneira de resolver nossos inúmeros problemas hoje é corrigindo nossas conexões entre si – criando um ambiente que apoia doações e contribuições à sociedade, priorizando valores de consideração e responsabilidade mútuas sobre ideias competitivas e individualistas de sucesso – então estaríamos no caminho de uma monumental transformação social positiva.

Comente