O Homem É Um Animal Social

laitman_423.02Pergunta: Como você entende a definição de que o homem é um animal social egoísta?

Resposta: O egoísmo nos é dado pela natureza e, para perceber o ego, uma pessoa precisa da sociedade. Portanto, ela é uma criatura social.

Pergunta: Houve casos em que uma criança foi criada por um bando de lobos ou outros animais e, mais tarde, não pôde voltar à vida na sociedade e se tornar uma pessoa de pleno direito. O que há de especial no nosso ambiente que nos torna humanos?

Resposta: No ambiente humano, de geração em geração, nós desenvolvemos novas leis de comutação e começamos a nos transformar para nos tornarmos um produto da sociedade.

Como este é um produto artificial de nossa condição, os animais não podem entrar em nossa comunidade. Eles podem morar perto de nós e de alguma forma entender seu lugar, sentindo pelo seu pequeno nível egoísta o que é benéfico para eles e o que não é.

No entanto, uma pessoa que está acostumada a perceber o ambiente como uma comunidade animal porque nasceu ou foi criada entre animais perde a capacidade de se adaptar à sociedade humana. Portanto, ela deve ser criada pelas pessoas.

Instintos derivados da natureza não podem compensar o contato com o ambiente social em que ela cai mais tarde. Não importa quem ela seja por si mesma, se ela não desenvolver contatos sociais literalmente desde o nascimento, sentindo sua mãe, família e assim por diante, ela não será capaz de compensá-los completamente.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 30/04/20