Mais Uma Vez Sobre O Sentido Da Vida

Laitman_511.01Pergunta: Muitas pessoas acreditam que o valor e o sentido da vida estão na família e que não precisam de nenhum Criador. A vida é muito difícil agora. Portanto, quem vencer todos os problemas da família será aquele que alcançará o sentido da vida?

Resposta: Não posso concordar com isso. Como pode o sentido da vida estar em algo que termina? Isso significa que o sentido também termina.

Claro, a família é importante. É importante realizar-se no fato de você ter um lar e filhos. No entanto, essas são as condições necessárias para um crescimento maior delas e não apenas para permanecer em seu casulo, em seu ninho. Qual é o sentido disso?! Esperar até que você seja carregado primeiro fora de lá?! Eu acredito que essa não seja a resposta para a pergunta do sentido da vida.

Pergunta: Por que o sentido da vida não pode estar na própria vida? Afinal, vemos pela natureza que é assim que todas as comunidades são organizadas: pássaros, peixes e formigas. Como as pessoas diferem? Por que devemos sofrer mais que os animais?

Resposta: Se o sentido da vida para mim existe apenas no nível dos pássaros e peixes, e eu sou o mesmo animal que eles, então não há mais nada. Eu vivo essa vida enquanto viver, e é aí que tudo termina.

No entanto, se isso não me satisfaz e surge uma pergunta sobre o verdadeiro sentido da vida, devo procurar uma resposta. Para isso, preciso de um método que revele esse sentido. E isso está na sabedoria da Cabalá.

Ou as pessoas recorrem à religião, se envolvem em todo tipo de técnicas calmantes. Mas esse é um problema delas. Tudo se resume à sorte.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 17/05/20