Ein Sof (Infinito): A Atitude Do Criador Em Relação Aos Seres Criados

712.03Baal HaSulam, Shamati # 3, “A Questão da Realização Espiritual”: Ein Sof se refere ao pensamento da criação, que é “Seu desejo de fazer o bem às Suas criações”. Isso é considerado Ein Sof, e é a conexão existente entre Atzmuto e as almas. Percebemos essa conexão como um “desejo de encantar as criaturas”.

Ein Sof é determinado como a atitude do Criador em relação aos seres criados. O Criador é infinito em Seu desejo de trazer satisfação às Suas criaturas e dar-lhes prazer eterno, completo e absoluto.

O ser criado pode entender isso apenas na medida em que deseja desfrutar em qualidade e quantidade. Uma pessoa recebe do Criador e determina Sua atitude para com ela e sua atitude para com o Criador.

Assim, “Por suas ações O conhecemos”, o que significa que não podemos dizer nada sobre o Criador, mas apenas algo sobre Suas ações dentro de nós. É a partir dessas ações que estabelecemos nossa impressão Dele.

As pessoas que estão no mundo espiritual sentem o Criador como o bom que faz o bem, e assim O chamam de fonte de tudo que é bom. Nós, por outro lado, que ainda não alcançamos a realização certa, não sabemos como defini-Lo. Cada um define-O de maneira diferente a cada momento.

Pergunta: Você diz que o Criador é bom. Esse já é o nome do Criador para aqueles que O alcançam?

Resposta: Para aqueles que O alcançam, sim. “O bom que faz o bem” é o nome real do Criador. É uma impressão do Criador, e é assim que O revelamos ansiando por Ele.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 08/12/19

Comente