É Possível Mudar Traços Do Caráter?

laitman_600.04Pergunta: A base do homem é o DNA, ou seja, nossos genes que determinam tudo: nossa fisiologia, todos os tipos de inclinações e até, como dizem agora, visões políticas. Você concorda com isso?

Resposta: Qual é a diferença se genes ou outras partículas, ondas ou elementos determinam nossas inclinações? Certamente, existem propriedades definidas para nós que nos guiam e, graças às quais, distinguimos o caráter das pessoas, suas diferentes abordagens da vida, etc. Chame isso de genes.

Observação: Nossos genes podem se manifestar como qualidades que podem ou não podem ser mudadas. Por exemplo, se uma criança nasce em uma família de egoístas onde reina o culto ao dinheiro, então, em princípio, ela não tem chance de crescer como altruísta.

Meu Comentário: Não, eu não concordo com isso. Vemos na natureza propriedades opostas. Nosso professor Baal HaSulam escreve que a inversão é frequentemente observada. Sabemos que na Rússia os revolucionários nasceram em famílias nobres. Este é o eterno problema de pais e filhos quando os filhos vão contra os pais. Assim, são as propriedades dos pais que podem ser invertidas nos filhos.

Pergunta: Você acha que os traços de caráter podem ser mudados? Suponha que uma pessoa tenha uma propensão à mesquinharia.

Resposta: Não há necessidade de mudar nada. Acredito que isso não pode ser feito porque os dados que estão em nós são as chamadas nove primeiras Sefirot em toda pessoa, em todo Partzuf, em toda alma. Nós só precisamos aprender como usá-las corretamente.

De KabTV, “Era Pós-Coronavírus”, 30/04/20

Comente