Alcance O Paraíso Enquanto Vive Nesse Mundo

Laitman_507.04Pergunta: O prazer da conexão não parece muito tentador para nós. Por quê? De acordo com a pirâmide dos desejos, deveria ser o contrário.

Quando você diz que todos se sentam em círculos e socializam, isso soa como uma piada. Por exemplo, em histórias sobre o céu e o inferno, dizem que no inferno é bom, a vida é violenta lá, e no paraíso tudo é tão pastoral, fleumático: calma, bem-aventurança, “espiritual”. Porque isso é assim?

Resposta: Esta não é a nossa ideia de céu e inferno. Do ponto de vista da Cabalá, o paraíso é a conexão universal da humanidade e a conquista da grande força unificada da natureza, chamada Shechina. É o que é dito: “Os justos se sentam (isto é, estão em um estado de Katnut [pequenez]) e, estando unidos, desfrutam da Shechina (o esplendor da unidade, perfeição, universalidade da natureza)”. Essa é a maior medida de prazer que a criação pode experimentar.

Eu não tento atrair ninguém para mim. Deixe as pessoas viverem e aproveitarem o que têm.

Mas eu quero expressar pelo menos o verdadeiro ponto de vista que uma pessoa pode entender enquanto ainda vive neste mundo. Está ao seu alcance. E eu ofereço a ela.

Pergunta: Isso é feito especialmente pela natureza, para que as pessoas não sejam atraídas por essas ofertas?

Resposta: Claro. Para que conscientemente cheguemos a isso, peçamos, exijamos e invistamos na revelação da verdade.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 23/04/20