A Sabedoria Da Cabalá E A Religião São Totalmente Opostas

laitman_204Pergunta: Qual é a diferença entre as pessoas ortodoxas para quem não há nada além de Deus e as pessoas que se dedicam ao estudo da sabedoria da Cabalá para as quais “Não há outro além Dele?”

Resposta: A diferença é muito simples; esses dois tipos de pessoas são completamente diferentes. Primeiro, a sabedoria da Cabalá não é uma fé ou uma religião. Ela se envolve na fé, mas não obriga ninguém a acreditar. Em vez disso, exige que a pessoa revele o Criador.

Uma pessoa religiosa diz: “Eu acredito!”

“Por que você acredita?”

“Disseram-me para acreditar e isso me foi explicado, e por isso acredito no que me disseram”.

“Ok, isso é da sua conta”.

De acordo com a sabedoria da Cabalá, por outro lado, fé significa conhecimento, realização, sentimento, sensação. Não é o que chamamos de fé em nosso mundo, quando não sei se algo é verdadeiro ou não, mas aceito-o e vivo como se fosse. Quem pode provar isso? Ninguém. É verdade ou não? Existem tantas opiniões quanto pessoas.

Portanto, não há conexão entre a sabedoria da Cabalá e a religião. Pelo contrário, a sabedoria da Cabalá não tem nenhuma relação com a religião. Ela se destina apenas à revelação, ao conhecimento e ao sentimento, e não às coisas sobre as quais alguém nos fala. Há uma enorme diferença.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 24/11/20

Comente