A Essência Do Criador É Inatingível

laitman_276.02Baal HaSulam, Shamati # 3, “A Questão da Realização Espiritual”:

Portanto, com relação à realização espiritual, a realidade em geral é dividida em três discernimentos:

  1. Atzmuto [Seu Eu]
  2. Ein Sof [infinito]
  3. As almas

1) Não falamos de Atzmuto visto que a raiz e o lugar das criaturas começam no pensamento da criação, onde são incorporadas da maneira: “O fim de um ato está no pensamento preliminar”.

A essência do Criador é a substância mais desconhecida e ilusória de nós. Não falamos sobre ela porque não podemos alcançá-la.

Na medida em que mudamos, podemos falar do Criador e de Seu impacto sobre nós, como resultado de nossas mudanças. Portanto, determinamos que o resultado de uma ação é inerente ao seu plano original: “Por Suas ações O conhecemos”. Nós sempre chamamos o Criador de acordo com a ação que Ele executa sobre nós, e isso se relaciona à Sua essência.

Mas não compreendemos Sua essência, assim como não compreendemos a força da gravidade, por exemplo. Todos nós a experimentamos, podemos medir, estamos dentro e trabalhamos com ela, mas não entendemos a essência da força da gravidade. Por que um determinado corpo atrai outros corpos em sua direção? Qual é a essência desse fenômeno?

Da mesma maneira, existe um Criador que podemos sentir de alguma forma, mas não compreender. Dizem que a essência do Criador está totalmente escondida de nós.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 08/12/19

Comente