Tudo É Alcançado Pelo Contraste

laitman_597.01O desenvolvimento da verdade a partir do oposto é a pedra angular da sabedoria da Cabalá. Se quisermos entender algo, precisamos entender o fenômeno e o estado oposto a ele. Caso contrário, não sentiremos nada.

Se houvesse apenas escuridão ou apenas luz, não poderíamos discerni-los. Quando há alguma correlação entre eles, sentimos escuridão e luz, e é a mesma em todos os outros aspectos. Portanto, a coisa mais importante que temos é a capacidade de sentir nitidamente fenômenos contrastantes e, como resultado, criar sensações e determinar e aprimorar as definições. Um especialista é alguém que possui muitos atributos, emoções e muitas informações contrastantes, e que pode integrar e colocar coisas diferentes, uma em contraste com a outra, e assim aprender.

Pergunta: Isso significa que não preciso ter medo do escuro?

Resposta: Claro que não. Não podemos determinar e definir a luz sem a escuridão. Esta é a razão pela qual fomos criados no escuro, em nosso ego, porque é apenas graças ao ego, que cresce continuamente, que podemos revelar a resistência e o contraste ao Criador, e depois nos assemelhar a Ele.

Comentário: Tudo é o oposto, de acordo com a sabedoria da Cabalá. De acordo com o que você diz, uma pessoa precisa se tornar um grande egoísta, enquanto isso geralmente é considerado algo ruim pela maioria das pessoas.

Minha Resposta: Está escrito: “quem é maior que seu amigo, seu desejo é ainda maior”. Na verdade, medimos tudo graças ao tamanho do desejo egoísta pelo qual medimos a luz superior, seu impacto sobre nós e as mudanças que ela produz, e até o próprio Criador.

Pergunta: Isso significa que o ego continuará a crescer e não seremos capazes de fazer nada a respeito?

Resposta: Não precisamos fazer nada com isso. Pelo contrário, deixe crescer. Esta é a razão pela qual essa sabedoria é chamada de sabedoria da Cabalá, que significa a sabedoria de como receber tudo o que podemos tomar para nós mesmos, mas com a intenção de doar. Esse é o paradoxo. Nós gradualmente alcançaremos isso.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 15/12/19