Termos Cabalísticos: “Lishma”

laitman_260.01Pergunta: O termo Cabalístico “Lishma” é traduzido como “em prol do Criador”. O que isso significa?

Resposta: Entende-se que toda a criação, que é um desejo egoísta em prol de si mesmo, deve ser corrigida, alterada, como se ela fosse virada de dentro para fora, a fim de fazer tudo não em prol de si mesma, mas em prol do Criador ou em prol dos outros, que é basicamente a mesma coisa.

Dizem: “Do amor a si mesmo, ao amor aos amigos e depois ao amor ao Criador”. Isto é, é a mesma coisa. Somente o amor do Criador implica amor universal, além de todas as diferenças entre as pessoas. Antes disso, apenas praticamos o amor dos amigos.

Pergunta: Portanto, dar e receber devem ser feitos não em prol de mim mesmo, mas em prol do Criador? Por quê?

Resposta: Porque assim seus desejos se tornam infinitos e você começa a sentir o que o Criador sente neles: eternidade e perfeição. Parece que você está dando, mas na realidade está recebendo.

Pergunta: Assim como em um único organismo, em que cada órgão pega o que precisa e dá tudo o resto para os demais órgãos, o que permite ao organismo sustentar a vida para o benefício de todos. A Cabalá diz que todos temos que chegar a esse estado?

Resposta: Devemos chegar ao estado mais perfeito e melhor possível de grande satisfação e conhecimento. Portanto, “Cabalá” é traduzida do hebraico como a ciência de “receber”.

Essa recepção pode ser eterna e interminável, mas apenas se funcionar em conjunto com os outros.

Pergunta: Então esse tipo de interação deve ser entre todas as pessoas?

Resposta: Sim. Ela permite que você receba a realização eterna e perfeita.

Pergunta: O que tem que acontecer para que isso ocorra?

Resposta: Reconhecimento do mal em nosso estado atual.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 17/06/19