Rumo Ao Novo Relacionamento

737.01Baal HaSulam, “Um Discurso para a Conclusão do Zohar”: Foi o que nossos sábios disseram: “Que todas as suas ações sejam para o Criador”, ou seja, a Dvekut com o Criador. Não faça nada que não promova esse objetivo da Dvekut. Isso significa que todas as suas ações serão para doar e beneficiar seu próximo. Nesse momento, você alcançará equivalência de forma com o Criador – como todas as suas ações são para doar e beneficiar os outros, assim você, todas as suas ações, serão apenas para doar e beneficiar os outros. Esta é a Dvekut completa.

E poderíamos perguntar: “Como podem ser todas as ações em benefício de outras pessoas? Afinal, é preciso trabalhar para sustentar a si mesmo e a sua família”.

Pergunta: Estamos dizendo que setores econômicos desnecessários, ocupações desnecessárias e o excesso que produzimos desaparecerão em breve. Como uma pessoa pode entender essa situação? Onde ela pode se aplicar se sua profissão se tornar desnecessária?

Resposta: A natureza consiste em quatro níveis: inanimado, vegetativo, animado e humano. Qual é a diferença entre a natureza humana e a animal? Afinal, de acordo com a estrutura do nosso corpo, somos certamente animais com a pequena adição de que devemos criar uma certa sociedade e condições para nós mesmos.

Não podemos viver apenas em nossa “pele”; nós temos que nos vestir. Não podemos comer produtos prontos da natureza, precisamos processá-los de alguma forma, cozinhá-los. Estamos doentes e devemos ser tratados com todos os tipos de medicamentos. Em outras palavras, embora o homem seja mais desenvolvido do que as espécies animais mais próximas a ele, ao mesmo tempo, nessa extensão e até mais, ele é defeituoso.

Se observarmos como os animais se comportam, eles têm um círculo social muito grande. Nós simplesmente não entendemos completamente o ambiente deles.

Uma pessoa não se comunica com sua própria espécie. Ela só se preocupa com seus próprios interesses, por exemplo, futebol e coisas semelhantes, em geral, qualquer coisa, menos melhorar seus relacionamentos.

Animais, jovens e adultos, dedicam a maior parte do tempo ao desenvolvimento de seus relacionamentos, jogos, etc. E isso faz muita falta às pessoas porque elas vão a qualquer área, apenas para não se encontrarem.

Como não examinamos e não nos aproximamos mais de nossos maus relacionamentos, sofremos. Afinal, em princípio, não realizamos o que a natureza considera necessário.

Mais de cem por cento do tempo alocado para nós na vida, gastamos em coisas completamente desnecessárias. Por exemplo, todos os dias passamos 10 horas no trabalho e, na natureza, por exemplo, duas a três horas são programadas.

Então, o que faço o resto do tempo? Os animais dedicam esse tempo a seus relacionamentos. Descansam juntos, deitam-se ao sol, vagam por caminhos, sentam-se nas árvores. O que estamos fazendo? Não dedicamos tempo ao chamado lazer, embora não seja lazer, mas o esclarecimento das relações com a natureza e entre si e, portanto, nossa condição é deplorável.

Precisamos pensar com cuidado e decidir como viveremos quando esse vírus complexo, global e integral retroceder e nos dar a oportunidade de nos aproximarmos de uma nova maneira.

A natureza é integral, não faz nada em vão, tudo nela está previsto. Portanto, tudo o que está acontecendo agora tem o objetivo de esclarecer a interação adicional de todas as suas partes.

Ela está se movendo apenas em direção a uma interação ainda maior. Acontece que devemos prestar atenção aos nossos descasamentos e como podemos levar a relacionamentos mais corretos e melhores. Espero que a humanidade esteja pronta para isso.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 12/04/20