“Quão Prática É A Responsabilidade Mútua?” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Quão Prática É A Responsabilidade Mútua?

Há pouco tempo, um comentário em um dos meus posts afirmou que a adaptação da sociedade à natureza harmoniosa e integral em que vivemos é impraticável. No momento, é realmente impraticável, pois as pessoas não vêem razão para estar em harmonia com outros. Enquanto pudermos, nossa natureza egocêntrica tentará manter sua mentalidade egocêntrica.

Mas a realidade mudou, e quanto mais cedo percebermos, melhor para todos nós. O vírus nos forçará a pensar um no outro. Cada um de nós pode transmiti-lo a todos ao nosso redor. Mesmo se não estivermos doentes, isso não significa que não somos portadores e, portanto, devemos ter cuidado para não transmiti-lo a outras pessoas. Dessa maneira, o vírus está nos ensinando a pensar um no outro, a ter consideração, mesmo que não por nossa própria vontade ou afeição pelos outros.

Como o vírus não desaparecerá no futuro próximo, teremos que adotar a abordagem de responsabilidade mútua. Inadvertidamente, nos encontraremos em uma sociedade que obedece a diferentes regras: regras de uma sociedade harmoniosa e integral. Simplesmente não teremos escolha; nossas vidas vão depender disso.

Pode levar alguns meses ou alguns anos a partir de agora, mas uma sociedade de responsabilidade e solidariedade mútua não será apenas prática e realista, será a única opção para a humanidade, pois será a única maneira de lidar com sucesso com a COVID-19 ou com todas as crises no caminho.