Por Que Não Podemos Nos Equilibrar?

laitman_282.01Pergunta: Quando predadores, como os lobos, por exemplo, mostram mais egoísmo, o número de coelhos na floresta se torna menor e, em seguida, os próprios lobos morrem de fome. Mas então a natureza compensa tudo isso de novo, equilibra-a.

É possível dizer que na sociedade humana também pode ser estabelecido um equilíbrio entre altruísmo e egoísmo, receber e doar, por exemplo, usando o coronavírus?

Resposta: Isso acontece de uma maneira muito mais complicada do que no mundo animal, porque há muito mais fatores de equilíbrio aqui, mas não o vemos como tal.

Temos a possibilidade de livre arbítrio, não como animais. Podemos dizer que eles se relacionam com um sistema e se influenciam mutuamente e se equilibram. Acima deles, há uma regra geral, uma fórmula geral.

Mas isso não existe nas pessoas. As pessoas não podem se equilibrar dessa maneira porque a propriedade do egoísmo é receber, enriquecer às custas do outro, poder sobre o outro e inveja. Isso é o que os animais não têm. O egoísmo prevalece no homem e o leva à destruição absoluta.

Pergunta: Mas ainda fazemos parte da natureza?

Resposta: Sim, fazemos parte dela, e devemos nos complementar o mais rápido possível e se encaixar corretamente em todo o quadro integral de toda a natureza.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 16/04/20