Por Que A Preparação Da Lição É Necessária?

laitman_231.01Quando uma pessoa estuda a sabedoria da Cabalá, ela não entende de onde veio. Ela acha que o principal é conhecimento e estudo.

Ela está curiosa para saber quantos anjos existem no céu, quais são seus nomes, o que é o mundo superior, o que são as nossas vidas, quem nos controla e como podemos controlar nosso próprio destino. No entanto, ela não tem e não pode ter a atitude correta em relação à espiritualidade.

É como uma criança de três anos que não entende como o mundo está organizado, como tudo funciona e quais são as verdadeiras razões para tudo o que está acontecendo. Ela vive próxima dos adultos que organizam seu mundo. E ela percebe este mundo na extensão de suas habilidades.

Da mesma forma, uma pessoa que chega à sabedoria da Cabalá a princípio espera aprender algo interessante, ganhar algum tipo de poder. No entanto, com o tempo, ela entende o que significa “fé acima da razão”, o que lhe permite ver com sua visão interior o mundo real, o mundo da verdade.

Então ela começa a se preparar para a transição da percepção do mundo nos órgãos sensoriais corporais para a percepção nos vasos de doação, a fim de ver o mundo como o Criador o vê. Ela quer se tornar como o Criador, aderir a Ele, estar junto com Ele e sentir-se como Ele; portanto, ela sempre se verifica em relação à sua atitude para com o Criador.

Quando ela cai dessa percepção e começa a sentir apenas esse mundo, ela volta à sua demanda de sentir o Criador e toda a realidade como o Criador sente, nas qualidades de doação.

Dessa maneira, ela constantemente se move das qualidades de recepção para as qualidades de doação, da linha esquerda para a direita, e começa a subir os graus da escada espiritual, como se tivesse duas pernas. Ela não tenta pular de um passo para o outro em uma perna, porque isso é impossível; antes, ela dá um primeiro passo com a perna esquerda, subindo na linha esquerda um degrau mais alto e depois levanta a perna direita ali. E, novamente: a linha esquerda é um degrau mais alto e a linha direita que se une a ela. A pessoa sobe e cada vez muda sua percepção e medida de adesão ao Criador. É assim que ocorre o seu avanço.

Portanto, a preparação da lição visa aumentar nossa sensibilidade. Depende de que parte do mundo uma pessoa está e a que hora do dia ela vêm para a aula. Para muitas pessoas, é de manhã cedo. Elas acordam do sono e precisam despertar seus sentimentos entorpecidos.

Se uma pessoa mora na América, ela vem para a aula depois do trabalho, com o fardo das preocupações do dia. Portanto, precisamos da preparação antes da lição, que deve inspirar a pessoa, que ela saiba para onde está indo e com quem está lidando.

Se ela acabou de acordar, está completamente desapegada da realidade. E se ela veio do trabalho, está imersa em seus problemas materiais e deve se livrar deles. Portanto, precisamos nos preparar para a correta percepção sensorial do estudo.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 24/05/20, “A Forma Correta de Estudar a Sabedoria da Cabalá”

Comente