O Sorriso Do Bebê Há Muito Esperado

laitman_565.01Todo o trabalho é sobre elevar-se do nível de conhecimento à fé acima da razão. E para isso teremos que, dia após dia, ou melhor, noite após noite, cair no conhecimento que é chamado de “noite” para nós e subir à altura da fé acima do conhecimento que é chamado de “dia”. ” De fato, a fé é a luz do Criador.

Todos os Cabalistas escreveram sobre essa transição do conhecimento para a fé acima do conhecimento. Em todos os momentos, eles escreveram apenas sobre isso: como passar do estágio do homem para o estágio do Criador, ou seja, do estágio animado para o estágio de falante.

É difícil para uma pessoa realizar essa transição. Deve-se entender que o Criador não criou nada além do egoísmo no qual estamos localizados, e isso é chamado de “conhecimento interno”. A partir deste nível, devemos, através de nossos esforços, solicitação e oração ao Criador, subir ao nível da fé acima da razão.

É isso que precisamos seguir: quanto estamos no conhecimento e quanto maior é a fé no conhecimento, o quanto a frequência dessas transições do conhecimento para a fé é acelerada. Os Cabalistas dizem que em cinco minutos ocorreram 400 mudanças de estados: conhecimento – fé é superior ao conhecimento. São essas mudanças que formam uma percepção espiritual da realidade em nós, porque o Criador criou uma contra a outra: abaixo do conhecimento, dentro e acima dele.

Como um bebê, nascendo neste mundo, até entender seus pais, ele os sente de forma puramente física e se acostuma com o que eles estão fazendo com ele como bom. Então, gradualmente, revelamos a fé acima do conhecimento, a bondade absoluta do Criador, que organizou todo o caminho que percorremos, toda a nossa história, passado e futuro. Assim, uma pessoa gradualmente se coloca em frente ao Criador.

O principal é imaginar em qualquer estado que ele veio de um poder superior, além do qual não há nada. Somente o Criador organiza toda a minha vida, meus pensamentos, meus desejos e até minha atitude para com Ele agora, não importa como me pareça que eu a defina. Portanto, nós processamos corretamente todos os estados dentro do conhecimento dado pelo Criador, a fim de nos elevarmos acima deles com nossos esforços e oração à fé acima da razão.

Só vale a pena falar e se preocupar, e com isso resolveremos todos os problemas. Não há crime maior do que permanecer dentro do conhecimento. O Criador nos joga lá, “mata”, mas apenas para que subamos acima do conhecimento.

É isso que devemos tentar fazer a cada momento. Não importa que ainda não sintamos como o Criador organiza nossa vida, mas são esses nossos esforços que são muito queridos pelo Criador, como um pai ou mãe está satisfeito com o sorriso do bebê muito mais do que o sorriso de uma criança adulta.

Então, enquanto estamos no estado de um recém-nascido que está apenas começando a responder ao Criador, a relacionar-se com Ele, perguntar, já trazemos ao Criador mais prazer do que traremos no futuro. Portanto, isso é organizado na espiritualidade, onde há uma ordem inversa de luzes e Kelim.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 19/05/20,  Baal HaSulam, Shamati 225, “Elevar-se”