O Homem Em Um Mundo Interconectado, Parte 1

laitman_423.02Preso no Egoísmo Global

Pergunta: O grande físico Albert Einstein disse: “Um ser humano é uma parte do todo, chamada por nós de“ Universo ”, uma parte limitada no tempo e no espaço. Ele experimenta a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos como algo separado do resto – uma espécie de ilusão óptica de sua consciência. Essa ilusão é uma espécie de prisão para nós, restringindo-nos aos nossos desejos pessoais e ao carinho por algumas pessoas mais próximas de nós. Nossa tarefa deve ser libertar-nos dessa prisão, ampliando nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e toda a natureza em sua beleza. Ninguém é capaz de conseguir isso completamente, mas a busca por essa conquista é, em si mesma, parte da libertação e fundamento da segurança interna”.

Você está de acordo com esta afirmação?

Resposta: As declarações são boas. Mas elas são tão simplificadas que, quando você começa a entendê-las, chega à conclusão de que está pensando em coisas, eventos, razões e soluções completamente diferentes. Acontece que tudo parece estar certo como deveria estar, todos concordam, mas no final, eles chegam ao ponto de correrem em direções diferentes.

Pergunta: De fato, falamos sobre o amor pelos outros, sobre a unidade, mas vemos que está ficando cada vez pior.

Mas unidade e amor foram falados milhares de anos atrás. Todas as religiões são construídas sobre isso. Hoje, até pesquisas científicas estão sendo conduzidas sobre esse assunto. Embora uma pessoa seja muito pragmática, ela vê que a unidade pode nos beneficiar. Mas onde estamos, onde está essa unidade, onde está esse amor pelos outros?

Resposta: Nosso egoísmo não nos permite submeter um ao outro. Se em um momento eu me submeto a você, no momento seguinte, não quero me submeter, tento me afastar, tentar arrancar algo para mim.

Veja os acordos feitos entre países, governos e dentro de governos. Quantas leis existem em cada país para cada ato, para cada movimento de uma pessoa? E quem monitora sua implementação? E o que podemos fazer dentro dessas leis?

As pessoas não fazem nada além de inventar novas leis, anotá-las e colocá-las nas prateleiras. Então, quando necessário, elas as retiram usando todos os tipos de métodos de fabricação de engajamentos (hook-making methods) e começam a provar que essa lei existe e que deve ser ativada. Dessa forma, elas querem suprimir os outros.

Nós entendemos esses movimentos do nosso egoísmo que querem subjugar a todos. Esses egoístas se posicionam em governos com tanto orgulho, tentando suprimir os outros pelos chamados métodos parlamentares. Mas por quanto tempo essas coisas podem ser toleradas e por quanto tempo elas podem continuar existindo?

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 23/04/20