“O Amor À Verdade É A Espiritualidade Suprema?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: O Amor À Verdade É A Espiritualidade Suprema?

O que é a espiritualidade? A espiritualidade é uma qualidade altruísta oposta à nossa natureza humana egoísta.

O ego humano – o desejo de desfrutar – está por trás de todo pensamento e desejo que temos, e por trás de toda ação que fazemos.

Portanto, percebemos o que queremos ver de acordo com o ego, ou seja, se podemos desfrutar de algo, ou se algo vem ameaçar nosso prazer.

É por isso que, se quisermos descobrir a espiritualidade, ou seja, descobrir o que nos rodeia que é imperceptível à nossa percepção egoísta, precisamos nos recriar e, no processo de nos recriar, nosso ambiente tem importância primordial.

Em outras palavras, como o altruísmo é imperceptível e oposto ao egoísmo, precisamos da ajuda de nosso entorno para inspirar, estimular e motivar-nos a querer alcançar uma qualidade oposta ao nosso egoísmo.

Quando mudarmos do egoísmo para o altruísmo, da corporeidade para a espiritualidade, sentiremos um novo mundo que sempre nos cercou, mas que não conseguimos perceber.

Na sabedoria da Cabalá, esse novo mundo é chamado “o mundo espiritual” ou “o mundo superior”.

Nossas visões de mundo atuais são percepções que foram formuladas sobre nossos egos, a fim de nos confortar e nos proteger de várias maneiras.

A “verdade” se torna o que coincide com nossas opiniões baseadas no ego.

Buscamos apoio para nossas opiniões e repelimos o que as contraria. Como tal, em última análise, não queremos mudar a nós mesmos.

Como, então, alcançamos o desejo de mudar a nós mesmos e descobrir a espiritualidade?

Se deixarmos de fazer isso por nossa própria vontade, por meios positivos, ou seja, cercando-nos de um ambiente que apoie a mudança do egoísmo para o altruísmo, o sofrimento entrará em nossas vidas cada vez mais, a fim de nos mostrar que a direção puramente egoísta que seguimos é problemática e que algo precisa mudar.

No entanto, o próprio sofrimento não nos leva a mudar, mas a um desejo de mudar, onde buscaremos ambientes e influências diferentes dos atuais, para nos desenvolver espiritualmente.

Comente