Luz Que Emana De Um Coração Sábio

laitman_251Na época do Ari, as almas sofreram uma transformação interior especial. Nosso tempo também é especial, como Baal HaSulam escreveu que estamos vivendo na era do Messias. Ele fala sobre as mudanças que vê da realização espiritual.

A partir do Ari, uma nova geração do fim da correção chega ao mundo e todos gradualmente começam a se aproximar e se envolver nesse processo. Uma nova era começa na vida corporal e espiritual.

Hoje em dia, está ocorrendo uma verdadeira revolução no estudo da sabedoria da Cabalá. A Cabalá está aberta a todos; preenche a Internet e é traduzida para vários idiomas diferentes. Qualquer um pode começar a aprender e estudar os trabalhos do Ari, Baal HaSulam e Rabash; as fontes estão abertas a todos.

Antes de tudo, é nossa tarefa revelar esse conhecimento para o mundo inteiro. Então, a luz superior avançará cada alma e a direcionará para as correções necessárias.

Desde os tempos do Ari, a Cabalá se tornou a ciência do coração e é percebida pelos estudantes não através da compreensão teórica da mente, mas através da realização espiritual interna devido à mudança interna de uma pessoa nas sensações. Essa é a principal diferença do novo período. Graças ao Baal Shem Tov, essa sabedoria, que requer um coração sábio, começou a se desenvolver amplamente. Hoje, toda pessoa que estuda a sabedoria da Cabalá espalha o campo da luz superior ao seu redor e, assim, facilita o avanço em direção ao propósito da vida para toda a humanidade.

A Cabalá é a ciência de toda a criação, de toda a realidade, de uma força superior comum que atua no universo. Essa ciência está sendo gradualmente revelada às pessoas e está se aproximando de nós. Ela foi revelada pela primeira vez há 6.000 anos ao primeiro homem chamado Adão. Ao longo de milhares de anos, essa revelação passou por vários estágios, cada um com cinco estágios: raiz, primeiro, segundo, terceiro e quarto (o HaVaYaH completo).

O primeiro estágio é o tempo de Adão, depois o tempo de Abraão, entrando no Egito, o êxodo do Egito, a construção do Primeiro e Segundo Templos e sua destruição. Após a destruição do Segundo Templo no tempo do rabino Akiva e do rabino Shimon, chega um período de exílio, e a escuridão se instala até a época do Ari, por cerca de 1.300 anos.

Após o Ari, um período mais favorável para o desenvolvimento da Cabalá vem especialmente devido ao trabalho do Baal Shem Tov, que criou um movimento de massas que formou muitos Cabalistas. No entanto, depois disso, a Cabalá ficou oculta novamente até os nossos dias.

No início do século XX, desde o tempo do Baal HaSulam, o interesse na Cabalá começou a despertar novamente. Baal HaSulam fez uma enorme contribuição para a revelação dessa sabedoria, depois dele veio o seu filho Rabash, e nós continuamos esse trabalho e esperamos que realmente vivamos nos dias do Messias.

O Rabash foi quem revelou o método de trabalho interior. O Ari falou principalmente sobre os mundos superiores, e o Rabash escreveu sobre o amor entre amigos, porque todos os mundos estão dentro de uma pessoa. A força mais poderosa que nos permite abrir os mundos superiores é a força do amor e da conexão. Portanto, houve uma quebra, e agora temos que nos conectar novamente em uma única alma. A implementação prática da correção é conectar pessoas em dezenas pela força do amor dentro da qual o Criador será revelado.

A sabedoria da Cabalá é o método de revelar o Criador aos seres criados neste mundo e, portanto, requer implementação prática. Nossa tarefa é levar esse conhecimento que nos foi deixado pelos grandes Cabalistas, adaptá-lo ao público em geral e espalhá-lo por todo o mundo, a fim de despertar o desejo de nos aproximarmos do objetivo da criação em todos.

Com isso, prestamos grande ajuda às pessoas, porque não as deixamos impotentes diante de todos os tipos de vírus que estão prontos para atacar a humanidade; pelo contrário, adoçamos o desenvolvimento. Isso é totalmente necessário agora, porque observe como nossas vidas mudaram radicalmente nos últimos três meses e a natureza está se preparando para problemas ainda maiores.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 18/0620, Escritos do Baal HaSulam, “Introdução ao Livro Panim Meirot uMasbirot