Experiência: 5 Dias Em Isolamento Completo

laitman_962.3Comentário: Sabemos que as pessoas estão imersas na Internet agora; elas não parecem precisar de ninguém, apenas de um gadget e acesso à Internet. Recentemente, foi realizado um experimento: cinco dias em uma única cela aconchegante sem a Internet.

Minha Resposta: Essa é uma experiência semelhante à morte.

Pergunta: Foi no Reino Unido, onde o Canal de TV Cinco lançou o programa chamado “Na Solitária: O Experimento Antissocial”. Cada pessoa tinha uma cela única e confortável, com uma cama macia, condições sanitárias e alimentos saudáveis ​​por cinco dias.

Mas a principal condição era a completa solidão. As pessoas só podiam desenhar, ler e conversar sozinhas. E dentro de algumas horas, elas começaram a entrar em pânico.

Todas enfrentaram esse pânico de maneiras diferentes: uma pressionou o botão de resgate, uma começou a conversar com as câmeras de vigilância e outra estava com dor de estômago. Apenas uma pessoa, uma blogueira do sexo feminino, que se propôs a se livrar desse hábito dessa maneira, trouxe lápis, marcadores e muito papel, e ela desenhou algumas fotos sem sentido.

Qual foi a conclusão do experimento? Os pesquisadores escrevem que um
ser social, um ser humano, sofre de solidão, mas um cidadão do mundo moderno com acesso constante à Internet não percebe isso de forma plena até que esteja completamente isolado.

Humanidade e solidão, essas categorias são compatíveis?

Resposta: Uma pessoa que sempre esteve fechada no mundo e agora se vê afastada dele sente um enorme vácuo. Ela trabalhou no ritmo deste mundo, dia, noite, notícias e assim por diante, todos esses programas e ligações, e de repente não tem mais acesso a nenhum deles. Claro, isso é um enorme vazio para ela.

As pessoas viviam em tal vazio. Lembro-me da minha infância e juventude até os anos 90. Em 1995, criei meu primeiro site: kabbalah.info. Antes disso, como vivíamos? Tínhamos jornais e televisão. Antes da televisão, que veio a mim em 1955, tínhamos jornais e livros.

Pergunta: O que mudou em uma pessoa em apenas 50 anos que de repente ela não pode ficar sozinha?

Resposta: Uma pessoa tem uma conexão com o mundo e não pode viver sem essa conexão. Não é a web eletrônica; é a rede de conexões entre nós que se abriu. Não podemos mais existir sem nos sentirmos. Porém, nós preenchemos esse sentimento com pensamentos, notícias e outras coisas completamente diferentes. Mas, em geral, descobrimos uma rede de conexões entre nós.

Sinto que estou conectado a ele e não posso ficar sem ele. É como ar para mim. Estou conectado e me alimento dele; recebo esse “feed” de informações e ele me mantém em movimento. Sem ele, não sinto que estou vivo.

Pergunta: Se você extrair as camadas de informação que uma pessoa recebe, o que ainda é importante para ela nessa rede de comunicação?

Resposta: Veja o que está acontecendo à noite nos noticiários da TV e nos programas esportivos. Aqui, eles dançam, gritam um com o outro e discutem. Tudo isso agora é chamado de “o mundo” ou “nosso mundo”.

Se tudo estivesse desligado, você entenderia o que acontece com o mundo? O mundo mergulharia na Idade Média. A Idade Média! As pessoas terão tanta falta de informação! Elas não precisam dela e podem, em princípio, sobreviver sem ela, mas não poderão. Elas já são diferentes.

Você pode visualizar as notícias conforme são apresentadas e verá que, a cada 100 notícias, talvez uma ou duas lhe interessem o suficiente para abri-las, e o restante, você não precisa. Mas você não pode prescindir delas.

Comentário: Os pesquisadores escrevem que todas essas informações derramadas em uma pessoa causam estresse, porque são muito supérfluas para ela.

Minha Resposta: Mas ela não pode ficar sem estresse.

Pergunta:  Como você preencheria o conteúdo desses programas?

Resposta: Eu posso escolher o conteúdo, mas isso exigiria pessoas completamente diferentes. Precisamos educar as pessoas. É necessário educar as pessoas sobre como descobrir a fonte da vida e a fonte do mundo e como não se perder nessas correntes de notícias que são compostas por elas.

Uma pessoa precisa de uma boa conexão. De uma boa comunicação! E a web não faz nenhuma conexão. É como a teia de uma aranha.

Pergunta: O que é uma rede de boa comunicação?

Resposta: É quando cada pessoa pensa em como fazer o bem aos outros.

Comentário: Então, se ela estiver isolada…?

Minha Resposta: Essa rede ainda agirá sobre ela, porque outros pensarão nela.

Pergunta: E você não precisa de nenhum gadget para isso?

Resposta: Nada é necessário! Apenas boas intenções que conectarão as pessoas. As pessoas estarão conectadas de tal maneira que todas sentirão as boas intenções entre si e nada mais será necessário. Com isso, todos ficarão encantados e sentirão um sentido de existência e capacidade de se elevar acima de seu “eu” e assim por diante. Isso é necessário.

Não tenho dúvidas de que teremos sucesso.

De KabTV, “Notícias com Dr. Michael Laitman”, 03/03/20