“Estamos Cometendo Um Erro Reabrindo A Economia Tão Cedo?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Estamos Cometendo Um Erro Reabrindo A Economia Tão Cedo?

Eu entendo o esforço para reabrir a economia e voltar aos negócios o mais rápido possível.

O lockdown provocou muita tensão mental e emocional, solidão e incerteza no futuro, as quais contribuem para um desejo de sair do estado de isolamento e voltar a entrar em nossos ambientes familiares.

No entanto, reabrir a economia muito rapidamente, sem prontidão adequada, prepara o cenário para mais dificuldades.

Em tais condições, podemos esperar que uma onda mais feroz do coronavírus varra as sociedades, infectando e matando muito mais pessoas do que a primeira onda, e forçando-nos a condições de distanciamento social muito mais rigorosas e mais severas para lidar com isso.

O coronavírus iluminou nossa forte interdependência, bem como nosso distanciamento interno um do outro.

Por um lado, nossa interdependência ficou marcada pela necessidade de manter a higiene pessoal, usar máscaras e manter as condições sociais de distanciamento, a fim de permanecer livre de doenças.

Por outro lado, nosso desapego interior tornou-se visível no desgaste mental e emocional de muitos durante o lockdown.

Portanto, qualquer solução duradoura para o coronavírus exige a correção da alienação que muitas pessoas sentem.

Em vez de reabrir a economia, seríamos mais sábios se percebêssemos que nossas conexões negativas são o maior problema de nossas vidas e abríssemos novos programas que visassem melhorar nossas conexões.

Se sentíssemos uma união envolvente sobre a sociedade, teríamos os meios com os quais poderíamos nos elevar acima de nossas sensações negativas e sombrias.

Portanto, faríamos bem em mudar o foco de nossa atenção para o benefício da sociedade, buscando como garantir que todos tenham suas necessidades atendidas e que se sintam cuidados, e também ter em mente que nossos esforços para manter o vírus longe dos outros, em última análise, são esforços para manter o vírus longe de nós mesmos.

A revelação de nossa interdependência reforçada exige um esforço adicional de cada pessoa que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de outras pessoas. Se fizermos isso, e a sociedade subir para um novo nível de responsabilidade mútua, estaremos no caminho de impedir a propagação do coronavírus.

Foto acima por Tim Mossholder no Unsplash.