Duas Tendências Na Vida Da Diáspora Judaica, Parte 5

laitman_962.1Os Judeus São A Força Motriz Do Mundo

Pergunta: No início do século XV, os judeus da Espanha adotaram o cristianismo em massa e assumiram importantes cargos nas atividades sociais e econômicas do país.

A partir de 1871, um processo que dava aos judeus direitos iguais em relação a outros começou na Alemanha. Um pouco mais tarde, nos anos 20 do século XX, os judeus da América também começaram a ganhar poder.

Os mesmos processos, apenas de uma maneira um pouco diferente, ocorreram na Rússia. A maior parte dos que fizeram a revolução eram pessoas de origem judaica.

Naturalmente, o antissemitismo apareceu imediatamente nesses países. Baal HaSulam escreveu que o sistema para acompanhar o colapso do capitalismo seria o fascismo, que ocorre quando as pessoas se sentem desconectadas e se esforçam para se unir a qualquer custo, mas, como não conseguem se unir na busca do sentido da vida e do bem, elas são forçadas a se unir contra alguém, exaltando-se contra outro grupo de pessoas. Por que isso acontece?

Resposta: Se não corrigirmos os fundamentos sociais e econômicos do sistema, ele levará a um ódio ainda maior por aqueles que o encontram e apóiam. Assim, verifica-se que o mundo é movido pelo ódio, ou, na melhor das hipóteses, pela concorrência. Em princípio, isso não é competição, uma vez que a competição é um pequeno estágio, que depois se transforma em ódio. Ele já define claramente quem podemos odiar: a força motriz do mundo. Mas a força motriz do mundo, o que quer que se possa dizer, sempre foram os judeus. Portanto, uma atitude negativa em relação a eles é uma das grandes forças do desenvolvimento humano. Onde o antissemitismo se desenvolve, há sempre um movimento para a frente: positivo ou negativo.

Esse movimento só pode ser positivo em uma certa fase concreta, quando a sociedade deve se recriar, literalmente renascer das cinzas, do estado anterior quebrado. Naturalmente, os judeus são incluídos nesse desenvolvimento como a parte mais dinâmica da sociedade.

Enquanto constroem essa sociedade e seus contornos posteriores se tornam mais ou menos visíveis, parece que eles fizeram seu trabalho retirando essa enorme massa do lixo, do colapso, transformando uma sociedade, um Estado, e afetando todas as áreas sem exceção: ciência, cultura, tecnologia, educação, etc. Portanto, um pequeno grupo de judeus está engajado na elevação da sociedade devido à sua receptividade interna a ela.

Mas assim que a sociedade começa a florescer, as forças antissemitas se erguem e destroem tudo o que os judeus fizeram. Por quê? Porque o que os judeus criaram, eles fizeram sem um propósito espiritual. Portanto, precisamos destruir tudo de novo e construir de novo.

Pergunta: Um exemplo é o Facebook, uma rede social projetada para conectar todas as pessoas. Mas você pode chamar isso de conexão?

Resposta: Eu concordo completamente. O que é criado pelos judeus sem a direção de corrigir a humanidade traz apenas mal ao mundo.

De KabTV, “Análise do Sistema de Desenvolvimento do Povo de Israel”, 29/07/19