Desejos Dados A Nós Pela Natureza

laitman_555Pergunta: Até onde eu entendo, nossos desejos são neutros e é a intenção que os torna egoístas?

Resposta: Sim. A intenção determina o vetor e a magnitude do desejo.

Digamos que eu quero comer algumas frutas. Quanto eu quero, o que tenho que fazer para isso, em que medida exatamente eu tenho que fazer isso, isso já é determinado pela intenção.

Pergunta: Quais desejos são egoístas e quais são normais quando eu apenas me preencho e não pretendo prejudicar ninguém?

Resposta: Do ponto de vista da natureza, qualquer um de nossos desejos que sentimos como um movimento um para o outro, para unir e interconectar, são todos verdadeiros, corretos, gentis, bons. E se nos sentimos distantes um do outro, opostos, prontos para nos contradizermos, é claro que esses desejos arruínam o mundo, nos destroem e, no final, nos encontramos “quebrados”.

Pergunta: Nossos desejos básicos naturais por comida, sexo e família são considerados egoístas?

Resposta: Isso não é egoísmo porque a natureza do homem torna necessário que ele atenda a esses desejos, e ele os realiza na medida em que a natureza o força.

Pergunta: E se eu egoisticamente usar meus parentes mais próximos na família?

Resposta: Isso já está além do que a natureza pretendia, isso já é egoísmo. E aqueles dos nossos desejos que visam manter a vida normal de uma pessoa não são chamados de egoístas, são apenas fundamentais, naturais.

Pergunta: Então, se eu realizo um desejo à custa dos outros, isso se chama egoísmo?

Resposta: Claro, porque você humilha os outros e se eleva acima deles.

Pergunta: O que há de errado se eu pratico esportes, ouço música, vou a shows, viajo, saio de férias todos os meses? A quem prejudico?

Resposta: É bem possível que não haja danos à sociedade humana. Mas, além da sociedade, também há a natureza à nossa volta. Você a prejudica? Você não age em oposição à sua integralidade?

Pergunta: Então eu sempre tenho que me controlar, seja se estou machucando alguém ou alguma coisa?

Resposta: Sim, já que você faz parte de toda a natureza.

Comentário: Mas essa é uma condição ideal.

Minha Resposta: Não, é uma condição necessária. Isso deve ser ensinado e explicado. Uma pessoa deve estar ciente disso e se adaptar a esse estado.

De KabTV, “Era Pós-Coronavírus”, 23/04/20