Contrário Ao Benefício De Todos Os Outros

laitman_627.1Pergunta: Há algo nas pessoas que as impede de revelar sua dependência umas das outras. Isso é o que chamamos de egoísmo. O que você, como Cabalista, considera egoísmo?

Resposta: O egoísmo é o amor a si mesmo, que é o oposto do amor por tudo o mais: elementos inanimados, vegetativos, animados e humanos da natureza.

Pergunta: Uma definição desse conceito é que “o egoísmo é um comportamento inteiramente determinado pelo desejo de uma pessoa, visando seu próprio benefício e vantagem”. Você concorda com aquilo?

Resposta: Aqui deve-se acrescentar que, em regra, essa é uma aspiração contrária aos interesses e benefícios de todos os outros. Isto é, eu não apenas me realizo, faço isso usando outros.

Observação: Além disso, esse preenchimento leva à devastação.

Resposta: Claro, porque quando uma pessoa é preenchida com algo, ela imediatamente chega a um sentimento de vazio e a um desejo ainda maior de ser preenchida.

Observação: Além disso, nosso egoísmo não é controlado por nós, mas por uma sociedade que define nossos valores.

Resposta: Nós recebemos aspirações egoístas de fora, seja de uma maneira simples, quando comparamos nossa riqueza com a que nosso vizinho tem, ou elas vêm de cima, não se sabe de onde. Mas a cada momento surgem impulsos egoístas em nós, o ego se desenvolve e somos criados com um desejo geral de satisfazê-lo.

De KabTV, “A Era Pós-Coronavírus”, 02/04/20

Comente