Como Podemos Verificar Se O Criador É Benevolente?

laitman_294.3Baal HaSulam, “Shamati”, 34, “O Lucro da Terra”: Sabe-se de livros e autores que o Criador é benevolente. Isso significa que Sua orientação parece para os inferiores como boa e que faz o bem, e é nisso que devemos acreditar.

Não sentimos isso, mas essa é uma pré-condição se quisermos avançar.

Portanto, quando a pessoa examina as condutas do mundo e começa a examinar a si mesmo ou aos outros, como eles sofrem com a Providência, em vez de se deleitarem, como é apropriado para o Seu Nome – O Bom que Faz o Bem – nesse estado, é difícil para ela dizer que a Providência está se comportando de uma maneira boa e fazendo o bem e os comunica com abundância.

Pergunta: Como podemos sentir isso?

Resposta: Você não deve amaldiçoar nada no mundo e nem o Criador por causa do mal que você vê, mas determinar por que você o vê, e então você perceberá que vê as coisas dessa maneira de acordo com sua corrupção. Isso é um paradoxo. Quando vejo que as pessoas se relacionam comigo ou umas com as outras de uma maneira ruim, tenho que dizer que é porque não sou corrigido. No geral, tenho que ver uma imagem totalmente ideal diante de mim, feita apenas de atributos de bondade, amor e conexão mútua.

Como pode ser? Disseram-me que é porque tenho os atributos opostos e contraditórios e devo trocá-los, para que o mundo terrível em que vivemos se transforme em céu.

Pergunta: Não lhe incomoda que você precise acreditar que o Criador é benevolente?

Resposta: Acreditar não significa fechar os olhos e acreditar que este mundo é totalmente ideal e que somente eu o vejo como corrupto. Eu tenho que aceitar que o Criador é benevolente como uma pré-condição para o meu trabalho, a fim de me corrigir para que eu tenha certeza de alcançar esse estado.

Pergunta: Isso significa que existe uma condição e existem as dúvidas? E tudo isso vive dentro de mim?

Resposta: Sim, é assim que avançamos.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá” , 15/12/19