“Coloque Uma Máscara Para O Bem Dos Outros” (Linkedin)

Meu novo artigo no Linkedin: “Coloque Uma Máscara, Para O Bem Dos Outros

“As hospitalizações em pelo menos nove estados estão em ascensão desde o Memorial Day”, escreveu o Washington Post. De acordo com uma análise da Associated Press, “os casos estão aumentando em quase metade dos estados”.

O coronavírus não é atencioso. Não importa se queremos reabrir nossas economias e voltar à vida que tínhamos antes. Se não evitarmos o contágio, ele continuará retornando até fazermos o que devemos.

E o que devemos fazer é mudar toda a nossa perspectiva de vida neste mundo; é isso que o vírus está nos levando a fazer. Pensávamos que, se encontrássemos um bom emprego e ganhássemos dinheiro suficiente, a vida sorriria para nós. Mas em um mundo em que afetamos a todos tão imediatamente, não podemos nos dar ao luxo de pensar apenas em nós mesmos se quisermos estar seguros.

Para estarmos seguros, temos que pensar na segurança de todos, mais do que na nossa. Devemos usar máscaras não para não pegar o vírus, mas para não infectar outras pessoas, porque não sabemos quem o pegou e quem não o pegou, quem está limpo e quem está infectado, mas assintomático. As máscaras que devemos usar e a distância que devemos manter não são por nossa conta, mas antes de tudo por todos os demais, para mantê-las saudáveis. Somente se pensarmos dessa maneira conseguiremos limpar o país do vírus.

Enquanto limpamos o país, aprenderemos como realmente pensar nos outros. Aprenderemos que somente quando pensamos nos outros, nós mesmos podemos estar seguros. Se pensarmos em nossa própria segurança, ela nos força a nos armar com equipamentos e armas de proteção. Isso, por sua vez, cria violência e baixas. Mas se nos concentrarmos em manter nossa comunidade e cidade em segurança, todos estarão seguros, nossa segurança pessoal também aumentará, nossa confiança e calma aumentarão e nossas vidas serão mais fáceis e felizes.

Acontece que, ao nos ensinar a usar máscaras não para nós mesmos, mas para os outros, o coronavírus está nos ensinando a desenvolver responsabilidade mútua.

[Foto de pixpoetry no Unsplash]

Comente