Amor E Carinho Em Um Frasco

laitman_527.09Baal HaSulam, Shamati, Artigo 34, “O Lucro de Uma Terra”: “Portanto, é impossível obter algo com total clareza se o seu paralelo estiver ausente. Por exemplo: é impossível estimar e dizer que algo é bom, se estiver faltando o seu oposto, apontando para o mal. É o mesmo com amargura e doçura, amor e ódio, fome e saciedade, sede e saturação, adesão e separação. Acontece que é impossível amar a adesão antes de adquirir o ódio da separação”.

Se quisermos ser sábios e capazes de apreciar qualquer estado, precisamos estar no estado oposto, então podemos apreciar o que temos. Nesse caso, sentimos o medo de perder o que temos, apreciamos o que temos e não o deixamos ir.

Este é o verdadeiro sentimento de proximidade.

Pergunta: Precisamos sentir constantemente essa trepidação?

Resposta: Nós devemos. Amar alguém, mantendo um constante sentimento de ansiedade, medo de perder esse amor, é uma grande habilidade. Caso contrário, esse amor é infantil, sem valor.

Pergunta: Por que não basta simplesmente superar a separação para alcançar o amor, mas devemos odiar a separação?

Resposta: O que significa superar alguma coisa? Você supera e esquece? Não! Então você não sentirá amor, mas apenas um leve sentimento agradável. Dizem sobre isso que “não há ninguém tão sábio quanto o experiente”, que passou por todos os estados e apreciou a alegria do que tem, em comparação com o medo de que também possa perdê-lo, então ele realmente guarda o que tem. Caso contrário, tudo será perdido.

Em princípio, as muitas vidas que nos são dadas são para que possamos acumular experiência, começaremos a apreciar o que temos e encontraremos a verdadeira felicidade. E consistirá no oposto do mau estado. Foi assim que fomos criados; somos seres criados e somos opostos ao Criador.

De KabTV, “Fundamentos de Cabalá”, 15/12/19

In principle, the many lifetimes that we are given are so that we will accumulate experience, will start to appreciate what we have, and will find true happiness. And it will consist of the opposite of the bad state. This is how we were created;  we are created beings and are opposite from the Creator.
[257966]
From KabTV’s “Fundamentals of Cabalá,” 12/15/19