“A Busca Pela Verdade Em Um Mundo De Mentiras” (Medium)

Medium publicou meu novo artigo: “A Busca Pela Verdade Em Um Mundo De Mentiras

O que vemos não é mais o que obtemos. Uma avalanche de informações não confiáveis ​​e enganosas está se espalhando por todo o mundo a um ritmo alarmante, particularmente agora, em meio à pandemia da COVID-19. As teorias da conspiração e a promoção de vacinas falsas para o vírus proliferam em todo o mundo, colocando vidas em risco, afirmam organizações internacionais. Na verdade, a falsa realidade que vemos agora é um reflexo do calibre da cadeia de conexões humanas que forjamos entre nós, de nossas relações humanas. Podemos inverter essa situação preocupante, fomentando a confiança e credibilidade na sociedade, alterando a maneira como nos relacionamos.

Essa rede de mentiras é o produto de manipulação deliberada originada em partidos e campos políticos, grandes empresas e poderosos tomadores de decisão, que são astuciosamente injetados em publicações diárias.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou recentemente uma ordem executiva direcionada às empresas de mídia social para “defender a liberdade de expressão de um dos perigos mais graves que enfrentou na história americana”. A ação foi tomada depois que o Twitter marcou dois deles como “potencialmente enganosos”. O que é julgado como confiável depende claramente dos olhos de quem vê. A mídia social substituiu amplamente os meios de comunicação tradicionais como o principal provedor de informações. Mas a credibilidade no ambiente online é muito mais complicada e menos direta do que na mídia tradicional. A Organização Científica e Cultural da Educação das Nações Unidas (UNESCO) chama isso de “contaminação da informação”, um problema difícil de resolver, já que grande parte da desinformação é disseminada sob o radar nas plataformas de mídia social.

É quase impossível obter informações factuais e confiáveis. É difícil confiar na mídia para agir com integridade, justiça e imparcialidade. Quase sempre há uma descrição exagerada, informações falsas, citações enganosas ou opinião disfarçada de fato em um artigo.

Essa rede de mentiras é o produto de manipulação deliberada originada em partidos e campos políticos, grandes empresas e tomadores de decisão de alta potência, que são astuciosamente injetados em publicações diárias. Por esse motivo, reina a confusão no mundo entre fatos e mentiras, o que é verossímil ou não. No entanto, se dermos um passo atrás e colocarmos as coisas em perspectiva, reconheceremos que a sociedade não é um espectador passivo nesse espetáculo da realidade enganosa. Não estamos acostumados com a verdade, por isso agradamos as mentiras, até as aproveitamos e pagamos por elas. Onde há demanda, há oferta.

Mesmo se houvesse um homem sincero, nosso mundo falso o dispensaria rapidamente. Sua verdade seria interpretada como falsa. Não podemos dar ao luxo de continuar sendo promotores da divisão, permitindo que a natureza egoísta que estamos alimentando nos arraste para as lutas um do outro. Chegou a hora de lidar com a realidade de nossas vidas e entender que precisamos de uma comunicação real, que abra novos vínculos de alta qualidade que precisamos desesperadamente crescer e espalhar amplamente. Essa comunicação não será apenas uma fonte de informações confiáveis, mas uma empresa de educação social, uma ferramenta e um meio para garantir uma comunicação regular e adequada. De fato, o que é necessário é um novo sistema educacional para toda a sociedade, crianças e adultos, que nos dê uma imagem precisa de onde estamos, o que precisa ser consertado, e como realizar a tarefa para desfrutar de um mundo verdadeiramente confiável.

Quando essa conscientização esclarecer dentro de nós, poderemos filtrar corretamente as informações envenenadas e estabelecer uma nova mídia, uma mídia que coloca o bem-estar humano em primeiro lugar. Essa nova mídia estará firmemente fundamentada nas leis fundamentais da natureza, na realidade interconectada do mundo global e integral, e se esforçará para manter um espírito equilibrado na sociedade e contribuir exclusivamente para a união social. Um mundo em unidade é um mundo de verdade.