Uma Moeda De Ouro Em Um Bolso Vazio

laitman_622.01Um bom exemplo de fé acima da razão está contido na história de David Leikes, um estudante do Baal Shem Tov. O aluno diz que eles se sentaram com o professor em uma refeição no final da noite de sábado, e ninguém tinha um centavo no bolso, pois todos eram muito pobres.

De repente o professor disse-lhe: “David, dá-me dinheiro para comprar hidromel”. E o aluno colocou a mão no bolso, sacou uma moeda de ouro e deu a ele.

Como poderia ser isso, quando ele sabia que seu bolso estava vazio? Mas como o superior havia dito a ele para lhe dar dinheiro, ele não hesitou em enfiar a mão no bolso e tirar uma moeda. E isso não é um conto de fadas, mas uma história verdadeira.

Isso é chamado de fé acima da razão. Ele sabia que não havia nada no bolso, mas quando o professor lhe disse para tirar o dinheiro do bolso, ele não tinha dúvida de que devia haver o dinheiro do qual o professor estava falando, porque esse é um grau de realidade diferente. Por isso, o aluno colocou a mão no bolso e tirou uma moeda.

Não podemos julgar o mundo espiritual a partir do nível deste mundo ou julgá-lo a partir do nível do mundo superior. É exatamente o mesmo que acontece com as crianças pequenas: se você quer entender por que o bebê está chorando, qual é o pesar dele, precisa descer ao nível dele e entrar no estado dele. Então saberemos o que ele sente, o que vê e por que chora. Não podemos entender a causa da altura do nosso nível, mas apenas ver o efeito.

A sabedoria da Cabalá nos ensina como se vestir no estado superior e, em seguida, ser capaz de revelá-lo, entender e sentir onde conseguimos todas as ordens que nos governam. Então agora, quando eu falo sobre esta moeda de ouro, sobre o estado espiritual que temos que revelar, você pode seguir o professor com fé acima da razão e tirar o ouro do seu bolso?

Eu lhe digo que você está no fim da correção – este é o verdadeiro estado imediatamente criado na criação do mundo, só que você não o sente! Mas, de fato, nossa condição é perfeita, então coloque a mão no bolso e retire a correção final!

Um professor de Cabalá é um guia no caminho espiritual e você deve segui-lo com os olhos fechados.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 23/04/20, “Sobre Acima da Razão”

Comente